ATÉ 5 DE AGOSTO

Convenções partidárias iniciam nesta quarta e Ciro Gomes abre a corrida eleitoral para a Presidência da República

Por Marcelo - Em 20/07/2022 às 11:24 AM

Começam nesta quarta-feira (20), as convenções partidárias para escolha dos candidatos às eleições de outubro, conforme autorização da Justiça Eleitoral. Os eventos internos das legendas marcam a oficialização da disputa eleitoral e devem ser realizados até o próximo dia 5 de agosto. E a primeira delas é a do PDT,  homologando o nome do cearense Ciro Gomes para concorrer à Presidência da República, que acontece hoje à tarde em Brasília.

Ciro Gomes estará ao lado do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, lançando sua candidatura                             Foto: Portal IN

Esta será a quarta vez que o ex-governador do Ceará se lança à corrida presidencial, destacando ser o único que tem um plano estruturado para mudar a realidade econômica do Brasil. Ciro destaca, ainda, que sempre teve uma administração pautada no diálogo e ouvindo os principais anseios da sociedade. O nome de seu vice ainda está sendo analisado e será divulgado até o dia 5 do mês que vem.

De acordo com a legislação eleitoral brasileira, os candidatos precisam estar filiados a um partido político. Mas, diante do grande número de filiados que pretendem concorrer, as legendas precisam realizar eleição interna para ocupar as vagas que estarão em disputa. Depois desta fase de convenções, partidos e federações poderão registrar as candidaturas dos escolhidos na Justiça Eleitoral até 15 de agosto. Até o fim desta semana os partidos dos dois principais concorrentes à Presidência da República Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT), realizarão suas convenções.

O registro dos candidatos aos cargos de presidente e vice-presidente da República deverá ser feito no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Já aqueles que pretendem disputar uma vaga para os cargos de governador, senador, deputado federal, estadual ou distrital, deverão solicitar os registros nos tribunais regionais eleitorais (TREs).

A partir do dia 16 de agosto, os candidatos estão liberados para fazer propaganda eleitoral na internet e nas ruas. Até 1º de outubro, um dia antes do primeiro turno, está liberada a realização de caminhadas, carreatas, distribuição de material de campanha, comícios e compra de publicidade paga nos meios de comunicação. O segundo turno, onde houver, está marcado para 30 de outubro. (Com Agência Brasil)

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder