Processo parado
Corte de Roma posterga novamente julgamento da extradição de Carla Zambelli
Por Julia Fernandes Fraga - Em 20/01/2026 às 4:54 PM

Ex-deputada está na Itália desde julho de 2025. Foto: Lula Marques/Agência Brasil
A Corte de Apelação de Roma adiou novamente, nesta terça-feira (20), o julgamento do pedido de extradição da ex-deputada Carla Zambelli, condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
O tribunal italiano afirmou não ter tido tempo suficiente para analisar as informações enviadas pelo Brasil sobre a Penitenciária Feminina do Distrito Federal, a Colmeia, onde ela deverá cumprir pena. Segundo o ministro Alexandre de Moraes, o presídio indicado atende padrões de segurança, saúde e assistência às detentas.
Esta é a quarta vez que a Corte de Apelações de Roma adia a decisão, na qual o Ministério Público da Itália já deu parecer favorável à extradição. O advogado de Zambelli, Fabio Pagnozzi afirma que pedirá que o caso seja transferido para outro tribunal por suposta parcialidade dos juízes.
Agora, a análise deve ser retomada na primeira quinzena de fevereiro.
Entenda
Carla Zambelli está presa na Itália desde julho do ano passado. Ela foi condenada pelo STF por ordenar a invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com o hacker Walter Delgatti e pelos crimes de porte ilegal de arma e constrangimento ilegal no episódio em que perseguiu um homem em São Paulo, em 2022. A ex-parlamentar fugiu antes do trânsito em julgado da primeira condenação. Sua defesa alega perseguição política e questiona as condições carcerárias brasileiras.
Audiência na Itália sobre extradição de Carla Zambelli é adiada pela 3ª vez
Mais notícias
Folia Cósmica




























