"UFC Viva e Democracia"

Custódio Almeida volta a vencer consulta para reitor da UFC após ter sido preterido por Bolsonaro há quatro anos

Por Deusdedit Neto - Em 27/04/2023 às 2:30 PM

Custodio

Foto: Divulgação / UFC

Custódio Almeida foi o mais votado da consulta à comunidade acadêmica da Universidade Federal do Ceará (UFC) para ser o reitor da instituição. Professor e representante da chapa “UFC Viva e Democracia”, ele obteve 17.476 mil votos, obtendo 83,11% dos sufrágios. A votação teve fim por volta das 21h30min dessa quarta-feira, 27.

Desta forma, Custódio pode vir a ser o próximo reitor da UFC, caso seja escolhido pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tem a prerrogativa de nomear o escolhido, após receber a lista tríplice feita pelo Conselho Universitário (Consuni). A chapa ainda tem como candidata a vice-reitora a professora Diana Azevedo, do Centro de Tecnologia (CT).

O professor já havia sido o primeiro colocado da lista tríplice de 2019, quando recebeu 7.772 votos da comunidade acadêmica, mas acabou sendo preterido pelo então presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). O escolhido foi o atual reitor da UFC, Cândido Albuquerque, ainda que tivesse ficado na terceira colocação.

A consulta para reitor da Universidade conta com a participação da comunidade acadêmica, formada por professores, servidores e alunos. O escolhido – caso seja nomeado pelo presidente – vai comandar o cargo pelos próximos quatro anos.

Os demais concorrentes no pleito eram Elizabeth Daher, professora e atual pró-reitora de Extensão, e o candidato a vice-reitor, Almir Bittencourt, professor e pró-reitor de Planejamento. Eles faziam parte da chapa “Unir para Avançar” e receberam 2.213 votos.

 

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder