IMPACTOS POSITIVOS

Dalila Saldanha comemora os bons resultados das Escolas de Tempo Integral

Por Marcelo - Em 28/03/2022 às 6:51 PM

A secretária Municipal de Educação Dalila Saldanha disse estar muito alegre com o artigo internacional publicado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) sobre os impactos positivos da implantação das Escolas de Tempo Integral (ETIs) em Fortaleza, que tem melhorado o aprendizado dos alunos da rede municipal.

“Nas evidências encontradas estão: as matrículas nas ETIs aumentam a probabilidade de progressão pontual para a 7ª série em 14 pontos percentuais; para as 8ª e 9ª séries em 16 e 9 p.p., respectivamente, e a graduação pontual em 11 p.p.. Além disso, essas escolas aumentam as notas dos testes de Matemática no final do 9º ano”, afirma.

Dalila Saldanha comemora os resultados positivos da metodologia                  Foto: Divulgação

Ressalta que os aspectos pedagógicos de uma política de educação em tempo integral, que oportuniza aos alunos um desenvolvimento educacional mais amplo e completo, pois vai além do cognitivo, trabalhando de forma integrada outros aspectos necessários ao desenvolvimento humano, como direcionar o estudante a organizar o seu projeto de vida, melhorar a convivência com outras pessoas e com o meio ambiente.

“Os resultados destacam o potencial das escolas em tempo integral para melhorar significativamente os resultados dos alunos. No entanto, mais pesquisas são necessárias para entender melhor a complementaridade entre o tempo de instrução adicional e outros insumos escolares”, explica.

Segundo Dalila, esta modalidade de ensino também associa o cognitivo a mudanças de práticas dentro da comunidade, da família, do dia a dia dos alunos em relação à situação climática, ao local onde a escola está inserida. “Conectando os alunos com toda essa realidade que a gente convive, como inovação, empreendedorismo, sustentabilidade. Tudo promovido de forma integrada”, diz.

Escola de Tempo Integral melhora o nível de aprendizado de seus alunos

O modelo educacional tem uma gestão que é compartilhada na sua essência com os professores, que passam o dia com os estudantes, a pedagogia da presença, que também é implementada por todos os funcionários das escolas. E os alunos também podem escolher duas temáticas de seu interesse para serem debatidas durante duas horas por semana, visando dar uma oportunidade deles participarem ativamente do processo educacional, gerando melhores resultados.

Todo esse processo mais participativo dos alunos se refletiu em uma melhoria significativa no seu nível de aprendizado, contribuindo para que eles concluam o ensino fundamental no tempo certo, dentro do ciclo determinado a cada etapa, que é uma busca constante dos educadores do Brasil inteiro, e o Ceará tem conseguido reduzir os índices de reprovação e abandono, com a nova proposta pedagógica, que promove toda essa educação integral e de forma mais acelerada.

E esse é o futuro, que a escola em tempo integral seja o padrão na capital cearense. “Até o final da gestão do prefeito José Sarto deveremos ter 50 ETIs na rede municipal de ensino, sendo que hoje são 31, e o projeto de expansão será acelerado. E vale destacar que todas essas escolas estão sendo construídas ou partindo de unidades requalificadas, em áreas de maior vulnerabilidade social e baixo IDH, sempre priorizando o entorno das unidades de ensino”, completa Dalila Saldanha.

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