Berço Energia renovável

Danilo Forte após Aneel aumentar tarifas de transmissão de energia: “Não podemos permitir mais 500 anos de miséria para os nordestinos”

Por Deusdedit Neto - Em 06/07/2023 às 2:00 PM

Img20230517155547484

Foto: Renato Araújo/Câmara dos Deputados

O deputado federal Danilo Forte (União Brasil) criticou a decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de modificar o cálculo das tarifas de transmissão, que resultou com impacto médio na conta de luz dos consumidores de 2,35%. As tarifas tiveram reajuste médio de 12,9% para o segmento de consumo e 4,4% para as usinas. Os valores entram em vigência em 1º de julho até 30 de junho de 2024.

Para Danilo, o setor energético nordestino representa grande potencial para que a região possa se desenvolver. E com o aumento da tarifa, a Aneel está prejudicando essa potencialidade. Por conta disso, o deputado apresentou projeto para sustar a decisão da agência.

“O Nordeste tem a oportunidade de avançar e se firmar economicamente pela primeira vez depois do ciclo da cana de açúcar há 500 anos. Não podemos permitir mais 500 anos de miséria para os nordestinos. Ninguém foge do processo político do País. Ninguém foge do questionamento. Eu faço um debate com muita tranquilidade. Faço em Porto Alegre, Brasília no Ceará. Tenho princípios”, iniciou.

“O projeto foi colocado num embasamento legal. O PDT (documento) foi todo construído dentro do embasamento legal. E se nós quisermos dar uma oportunidade para o Nordeste poder diminuir as desigualdades regionais que o Brasil perversamente persiste em manter, vamos derrubar. Hoje no Nordeste, a grande mudança é a oportunidade que tem nas energias renováveis. Se não for por aí, são mais 500 anos de miséria e de pobreza na minha região”, finalizou.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder