Audiência pública

Deputados avaliam Plano Nacional de Fertilizantes e reativação de fábricas na Bahia e em Sergipe

Por Julia Fernandes Fraga - Em 20/10/2025 às 11:50 AM

Fertilizantesbrasil

Plano Nacional de Fertilizantes será debatido amanhã, 21. Foto: José Fernando Ogura/ANPr/Agência Câmara de Notícias

A Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados promove amanhã (21) uma audiência pública para analisar o Plano Nacional de Fertilizantes e a importância de reativar as fábricas de fertilizantes nitrogenados, especialmente as localizadas na Bahia e em Sergipe.

O debate está previsto para começar às 9h30, no Anexo II, Plenário 13, e foi solicitado pelo deputado João Daniel (PT-SE). Segundo o parlamentar, “a crise global de insumos agrícolas, agravada por conflitos internacionais e instabilidades logísticas, evidenciou a vulnerabilidade do setor produtivo brasileiro”.

O evento reunirá representantes do governo, da Petrobrás e de entidades do setor para debater alternativas e estratégias voltadas ao fortalecimento da produção nacional de fertilizantes.

Fertilizante made in Brasil

O Plano Nacional de Fertilizantes, apresentado pelo Governo Federal, pretende reduzir a dependência externa, aumentar a competitividade e a sustentabilidade da produção nacional, além de contribuir para a segurança alimentar no país.

Dados revelam que mais de 87% dos fertilizantes utilizados na agricultura brasileira são importados, fato que, para os defensores do Plano, reforça a necessidade de fortalecer a produção nacional. 

A audiência requerida pelo deputado João Daniel também deve abordar o papel desse projeto no desenvolvimento regional, geração de empregos e estímulo à indústria nacional. 

Convidados

Para o encontro, foram solicitadas as presenças dos seguintes órgãos e instituições:

> José Carlos Polidoro, assessor da Secretaria Executiva do Ministério da Agricultura e Pecuária;

> Willian França da Silva, diretor executivo de Processos Industriais e Produtos e diretor interino de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobrás;

> Giles Carriconde Azevedo, assessor especial da Presidência da Petrobrás;

> Deyvid Bacelar, coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP);

> Ticiana Alvares, diretora técnica do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis;

> Rosildo Messias Silva, engenheiro do petróleo e petroquímica e ex-gerente-geral da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados;

> Representante do Ministério de Minas e Energia. 

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder