DEGRADAÇÃO ACELERADA

Edifício São Pedro será demolido por causa do alto risco de desmoronamento

Por Marcelo - Em 04/03/2024 às 8:35 PM

Primeiro hotel da Praia de Iracema, o Edifício São Pedro passa por um processo de degradação há décadas e será ser demolido, deixando de ser um ‘elefante branco’ em ruínas numa área da capital cearense que está passando por um amplo processo de revitalização, por parte da Prefeitura de Fortaleza. A informação foi confirmada na noite desta segunda-feira (4), pelo prefeito José Sarto, em suas redes sociais, onde mostra um vídeo feito por drone, mostrando a situação de extremo risco de desabamento no qual a edificação se encontra.

“A precária situação da edificação chegou ao limite. Há grande risco de desmoronamento. Os laudos técnicos indicam não ser mais possível a recuperação. Enquanto isso, o imóvel vem sendo depredado e acessado por quem desconhece ou ignora a insegurança. Lamentavelmente, uma pessoa já morreu ali. Diante da falta de intervenções por parte dos proprietários e do decreto do Governo do Estado revogando a declaração de interesse público do imóvel, a situação exige providências, sob pena de colocar mais vidas em risco. Por todas essas razões, a Prefeitura tomou a decisão de fazer imediatamente, por conta própria, a demolição do prédio e cobrar dos proprietários o ressarcimento pelos custos desse serviço”, afirma o gestor.

Edifício São Pedro passou por extenso processo de degradação e, hoje, corre sério risco de desabar

Ele lembra que o imóvel já foi desocupado e as pessoas em situação de rua estão sendo acompanhadas pelas equipes da Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS). Contingente da Guarda Municipal já estão no local para garantir o isolamento do prédio. “As obras de requalificação da Praia da Iracema estão avançando em ritmo acelerado e, agora, vamos iniciar os serviços de pavimentação ali, justamente no entorno do Edifício São Pedro. Um serviço que vai fortalecer ainda mais o turismo, estimular o empreendedorismo, proporcionar lazer para moradores da região e de toda a cidade. E não há qualquer cabimento em fazer uma requalificação como essa para atrair mais pessoas para aquela área e manter uma edificação que coloque em risco a vida de trabalhadores e visitantes”, complementa José Sarto.

Imponência perdida

Construído no início da década de 1950, marcou o start da ocupação hoteleira daquela área, como Iracema Plaza Hotel. Possuía amplas áreas de lazer e um restaurante de luxo, tanto que era palco de muitas festas e eventos da alta sociedade fortalezense daquela época. O edifício abrigava também unidades residenciais e algumas lojas, mas o processo de degradação no final dos anos 1980 acabou seguindo de forma acelerada. Até que, cerca de 20 anos depois, já não abrigava mais os antigos moradores e empreendimentos comerciais, passando a sofrer com as ocupações ilegais.

Foram muitas as tentativas de tombamento do imóvel, e este ato chegou a ser aprovado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico-Cultural de Fortaleza em 2016, mas em 2021 o prefeito José Sarto desaprovou a medida, com base em estudos técnicos. Ainda houve uma tentativa junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), no mesmo ano, para tombamento na esfera federal, que foi rejeitado pelo órgão no ano passado.

O Edifício São Pedro, continuou durante todo esse tempo em processo de degradação e, atualmente, está praticamente em ruínas. Com muita infiltração na sua estrutura, parte com sério risco de desabamento, como já aconteceu anteriormente, está próximo de vir abaixo. (Alterado às 2049 para inserção de novas informações)

 

Mais notícias

Ver tudo de IN News