SEGUE PARA O SENADO

Eduardo Bismarck destaca a aprovação na CCJ da Câmara do projeto que formaliza a profissão de bugueiro turístico no Brasil

Por Marcelo - Em 24/10/2022 às 1:29 PM

O deputado federal Eduardo Bismarck (PDT-CE) destacou nesta segunda-feira (24), em suas redes sociais, a aprovação do Projeto de Lei (PL 5256/2015), pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, formalizando a profissão de bugueiro turístico. Ele lembrou que isso é algo de extrema importância para os profissionais, mas também para todo o segmento do turismo do Ceará, do Nordeste e do Brasil.

Eduardo Bismarck diz que o PL é um sonho antigo dos profissionais             Foto: Divulgação

Ele foi o relator da matéria e integra a Comissão do Turismo. “Essa regulamentação traz para os visitantes a segurança de que o profissional que vai guiá-lo por dunas e caminhos de difícil acesso para que ele conheça as belezas naturais do local, é capacitado e preparado para aquela função. Isso é importantíssimo para evitar acidentes que às vezes acontecem, devido à falta de habilidade de alguns guias que não são formalizados”, disse.

Destacou que a medida agora segue para votação no Senado Federal e também é de grande relevância para quem atua no setor turístico no Ceará e outros estados do Nordeste e do Brasil onde existem dunas à beira das praias. Isso porque traz benefícios fiscais importantes, que acabam se refletindo na segurança de bugueiros e turistas. E assegura aos bugueiros apoio do BNDES para ações de melhoria da qualidade, da eficiência e da segurança dos serviços prestados.

“É um sonho dos bugueiros, pois acaba com aquela discussão de quem pode fazer o passeio e traz um reconhecimento de valor a essa categoria. Traz a garantia que os buggies possam estar com peças novas, ou sejam novos, devido à redução do IPI, equivalendo ao que ocorre com a categoria dos taxistas. É muito importante e todos ganham”, destacou Eduardo Bismarck.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder