Pré-Campanha
Eduardo Paes admite disputar o governo do Rio de Janeiro e intensifica articulações no interior
Por Julia Fernandes Fraga - Em 19/01/2026 às 3:50 PM

O prefeito carioca está no segundo ano do quarto mandato. Foto: Divulgação
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), confirmou pela primeira vez que é pré-candidato ao governo do Estado. A admissão ocorreu após meses de articulações e veio em dois momentos: no sábado (17), ao declarar em evento no município de Santo Antônio de Pádua — em tom de brincadeira — que estava em “trabalho de pré-campanha”; e nesta segunda-feira (19), ao afirmar explicitamente: “sou pré-candidato ao governo do Rio de Janeiro”.
Paes, que antes negava deixar o mandato, disse que decidirá oficialmente até o Carnaval. Para concorrer, precisa se desincompatibilizar até 4 de abril, e a tendência é que passe o cargo ao vice Eduardo Cavaliere (PSD) em 20 de março – que será o mais jovem a assumir a cidade.
Caso confirme a decisão, será sua terceira disputa ao governo do Estado — a mais recente em 2018, quando perdeu para Wilson Witzel no segundo turno.
Cenário positivo
Em dezembro, o prefeito do Rio liderava todos os cenários de pesquisa ao governo do estado divulgados pelo Real Time Big Data. Neste momento, ele intensifica conversas com outros prefeitos e partidos para ampliar sua força no interior e coloca a segurança pública no centro de sua agenda, criticando influência de grupos ligados a práticas criminosas.
Sobre união com o governo federal, Paes não pretende nacionalizar a campanha – embora recentemente tenha reafirmado apoio a Lula – buscando alianças amplas, inclusive com grupos que não apoiam o presidente. Por outro lado, Eduardo também criticou duramente o nome de André Ceciliano, ventilado como candidato do PT ao Senado, associando-o ao deputado Rodrigo Bacellar, preso no fim de 2023.
Por ora, o gestor carioca garante que que as prioridades imediatas são a licitação das linhas de ônibus, a ampliação do Centro Carioca de Saúde, a implantação de centros tecnológicos, o BRT intermunicipal e o início da Força Municipal até março.
Mais notícias
PESQUISAS DO IPDC

![[set] Banners Dinheiro Na Mão 830x110px](https://www.portalin.com.br/wp-content/uploads/2026/01/set-banners-dinheiro-na-mao-830x110px.png)



























