AO IN Connection

Élcio Batista faz análise sobre cenário político do Ceará e explica compromisso com Tasso para renovar o PSDB

Por Deusdedit Neto - Em 02/04/2023 às 3:00 PM

Élcio Batista (3)

Filiado ao PSDB, Élcio tem a missão de reconstruir o partido no Ceará. Foto: Portal IN

“Estamos no momento de fragmentação do processo”. A frase foi dita pelo vice-prefeito de Fortaleza e titular do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), Élcio Batista (PSDB), sobre o cenário atual da política cearense. Em entrevista concedida com exclusividade ao CEO do Grupo IN de Comunicação, Pompeu Vasconcelos, no programa IN Connectionao ar aos sábados, sempre às 11h30min, na tv Band Ceará – o tucano considera que só será possível observar a nova configuração das alianças no Ceará no próximo pleito municipal.

“Estamos no momento de fragmentação do processo. Como você teve uma fratura numa ampla coligação que governava o Ceará e a Prefeitura de Fortaleza, e a maior parte das prefeituras do estado, você tem agora um processo de dispersão. Os quadros buscaram outros espaços e se colocaram de outra forma. Vai demorar um tempo ainda, talvez até o próximo ano, quando vierem as eleições municipais, para que a gente reconstrua uma nova configuração no Ceará”, declarou.

Isto porque, além da ruptura entre PT e PDT no Ceará, depois das eleições do ano passado, outros partidos estão buscando mudar suas configurações, seja por meio de novas posturas políticas ou pela busca de novas lideranças políticas com a vinda de novos filiados. Uma das estratégias, ele aponta, é o uso das federações partidárias.

+ Élcio Batista cobra Governo do Estado por obras paralisadas do Acquario e da Ponte dos Ingleses

“A mesma coisa está acontecendo nacionalmente. Por conta da cláusula de desempenho e das mudanças na legislação eleitoral, a gente esta reduzindo o número de partidos também em nível federal. Ao mesmo tempo estamos vendo discussões para fusões de partidos e novas federações. É o caminho que vai continuar se desenrolando até o próximo ano e talvez até a próxima eleição”, afirmou o vice-prefeito.

O PSDB possui federação com o Cidadania. No modelo, os dois partidos agem como um só, sem que haja a necessidade de fusão, com as bancadas tomando decisões de forma conjunta, ampliando a capilaridade eleitoral – e de barganha política.

E enquanto “novo tucano”, Élcio disse que firmou compromisso com o ex-senador Tasso Jereissati, grande nome do PSDB nacional e presidente estadual da sigla, para que o processo de reconstrução da legenda no Ceará passe também pela adesão de novos filiados. Conforme pontuou, a ideia é fazer do PSDB uma alternativa “para o populismo de direita e de esquerda”.

+ ‘Fortaleza pode se transformar na principal cidade da América Latina em duas décadas’, diz Élcio Batista

“Um dos meus compromissos com o senador Tasso (Jereissati) é renovar as lideranças do partido. Portanto, trazer novos nomes, formar novas gerações, e atrair lideranças que podem estar em outros partidos e venham se alinhar ao programa, as ideias e diretrizes do PSDB. Vamos fazer isso em todos os municípios do Ceará. É o momento de reconstrução e renovação. E queremos construir para o Brasil um outro caminho, que não seja o populismo, nem direita nem esquerda”, ressaltou.

Candidatura em 2024

Ao ser indagado sobre a possibilidade de concorrer à prefeitura de Fortaleza pelo PSDB, Élcio garantiu que não possui vontade de ser “candidato a qualquer custo”. Ele elencou, no entanto, três pontos que acredita ser importante para que uma candidatura seja consolidada: contexto, alianças e preparação.

“As coisas aconteçam no seu tempo. Eu não tenho nenhuma vontade de ser candidato a qualquer custo. Acredito que uma candidatura surge a partir desses três elementos. Agora o PSDB está sendo construído em nível nacional e estadual para disputar eleições. Porque um partido que não disputa eleições, não é um partido”, disse Élcio.

Fortaleza do Futuro

Integrante da gestão do prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), – como vice-prefeito e superintendente do Iplanfor – Élcio falou sobre sua visão do que espera da Capital no Futuro. Entre os pontos abordados, ele aponta a importância de fazer da Cidade um local sustentável em termos educacionais e econômicos, com a possibilidade de trazer empresas do Norte-Nordeste e de São Paulo para ter sedes no município.

“Temos um plano que é o Fortaleza 2040. Estamos melhorando nossa educação de base. Fortaleza já lidera no Brasil a educação integral entre todas as cidades. Já atingimos metas do Ideb antes do prazo estabelecido. Temos estratégia pro desenvolvimento econômico baseado no Aeroporto (Pinto Martins), nos cabos de fibra ótica e no fortalecimento do turismo, comércio e serviços. Acho que temos uma boa estratégia”, prospectou.

“Temos muito a explorar a economia do mar. Temos muito a explorar que Fortaleza seja um grande centro para atrair a sede das empresas do Nordeste e do Norte, e talvez atrair algumas empresas de São Paulo para cá.”

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder