H2V no Ceará

Elmano assina memorando com Eletrobras para produção de hidrogênio verde no Complexo do Pecém

Por Deusdedit Neto - Em 14/05/2024 às 2:59 PM

Whatsapp Image 2024 05 14 At 10.16.43

Foto: Divulgação

Nesta terça-feira, 14, o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), em missão internacional com o Consórcio Nordeste na Europa, assinou um Memorando de Entendimento com a Eletrobras para a produção de hidrogênio verde (H2V) e seus derivados, como amônia verde, no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), na Região Metropolitana de Fortaleza. A assinatura ocorreu no estande do CIPP durante o segundo dia da World Hydrogen 2024, realizada em Roterdã, na Holanda.

Elmano de Freitas ressaltou a importância do memorando: “A medida é crucial para impulsionar a geração de emprego e renda para a nossa população, além de representar uma contribuição direta para a construção de um mundo mais sustentável. O acordo prevê o fornecimento de energia renovável e de H2V aos futuros projetos industriais no Ceará.”

O presidente da Eletrobras, Ivan Monteiro, afirmou que o acordo demonstra o comprometimento da empresa com a transição energética global. “Como líderes em geração e transmissão de energia elétrica no país, devemos contribuir para que as fontes de energia sejam cada vez mais limpas e renováveis. Esta parceria alinha-se à nossa estratégia de descarbonização da economia e segurança energética.”

Até agora, o Ceará já assinou 37 memorandos com empresas nacionais e internacionais para o desenvolvimento da cadeia produtiva do hidrogênio verde no Hub do Porto do Pecém. Além disso, o governo do estado firmou seis pré-contratos para a produção de hidrogênio verde.

Hugo Figueirêdo, presidente do CIPP, destacou a importância do momento: “A presença da Eletrobras reforça a confiança no Estado do Ceará e no Complexo do Pecém. A Eletrobras, atuando nas diversas etapas da cadeia produtiva de energia renovável no Brasil, está pronta para avançar nas negociações e consolidar o hub de hidrogênio verde no Pecém.”

A assinatura contou com a presença dos secretários Salmito Filho, do Desenvolvimento Econômico, e Roseane Medeiros, das Relações Internacionais; além de Hugo Figueirêdo, presidente do CIPP; os vice-presidentes Rebeca Oliveira e Fabio Grandchamp; o diretor comercial, André Magalhães; e representantes da Eletrobras, incluindo Ítalo Freitas, vice-presidente de Comercialização e Soluções em Energia, e Elio Wolff, vice-presidente executivo de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder