SEGURANÇA HÍDRICA

Elmano deve priorizar a construção do Ramal do Salgado durante sua gestão

Por Marcelo - Em 01/11/2022 às 1:49 PM

O governador eleito do Ceará, Elmano Freitas (PT), deve eleger como uma de suas grandes prioridades de gestão a construção do Ramal do Salgado, obra orçada em cerca de R$ 700 milhões, mas que deve encurtar em 150 quilômetros o trajeto das águas da transposição do Rio São Francisco, até o Açude Castanhão.

Elmano Freitas deve trabalhar forte pela realização desta obra relevante      Foto: Divulgação

A obra já foi licitada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e faz parte da etapa final do Projeto São Francisco de Integração de Bacias, que deve garantir segurança hídrica não apenas para a população do interior cearense, como também da capital, Fortaleza.

E esta grande obra de infraestrutura para o Ceará ganha mais força com a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva para a Presidência da República e de Camilo Santana para o Senado Federal, ambos do PT. Isso porque eles deverão trabalhar em conjunto para que os recursos sejam liberados e a obra concluída até o fim de 2024.

Camilo sempre foi um grande aliado de Lula e conhece como ninguém o projeto do Ramal do Salgado, pois garantir a segurança hídrica para os cearenses sempre foi um dos pontos mais importantes de seu mandato de quase oito anos à frente do Governo do Ceará.

Mais do que ninguém, Camilo sabe o peso que esta obra tem no sentido de garantir o abastecimento de água para as pessoas, bem como para os projetos de irrigação de culturas que existem na região do vale jaguaribano e que possuem produtividade elevada quando existe disponibilidade de água.

Um empecilho, no entanto, que pode atrapalhar esta conquista da população cearense, seria Lula escolher um ministro da Bahia para a Pasta, que possivelmente deverá defender a preservação das águas do São Francisco em prol de alagoanos, baianos, pernambucanos e sergipanos. Mas isso pode ser evitado, devido ao grande prestígio que Camilo Santana tem com o futuro presidente do Brasil.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder