transição energética

Elmano participa da assinatura de MP que irá beneficiar o Nordeste

Por Deusdedit Neto - Em 10/04/2024 às 9:18 AM

53643772304 49d79899b6 K

Foto: Divulgação

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), participou nesta terça-feira, 9, da assinatura da Medida Provisória (MP) que irá beneficiar a transição energética do Nordeste. Chamada MP das Energias Renováveis e da Redução Tarifária, a mudança na legislação atende diretamente aos pedidos realizados pelo Consórcio Nordeste (CNE), na última semana, como a licitação de linhas de transmissão necessárias para transportar a energia produzida na região. A cerimônia foi comandada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em Brasília.

Elmano ressaltou a importância da MP para o crescimento do Nordeste. “O senhor [presidente Lula] está garantindo uma grande transformação para o Nordeste neste início de 2024. O presidente que levou o Luz Para Todos para a casa dos nordestinos, neste momento, garante a estrutura necessária para o Nordeste e para o nosso desenvolvimento econômico, algo decisivo para a nossa região”, disse.

Também foi pedido do Consórcio Nordeste ao Governo Federal prorrogar por 36 meses o prazo de entrada em operação das usinas, já outorgadas, de modo a compatibilizar com o cronograma de execução das novas linhas de transmissão. A entrega de duas importantes demandas da região confirma o compromisso do Brasil com a transição energética do povo nordestino.

O ministro Alexandre Silveira, de Minas e Energia, ressaltou que a demanda futura de energia será contemplada com as novas usinas. “Estamos criando condições para que a oferta de energia solar, eólica e de biomassa se antecipem à nova indústria verde. É geração de emprego decente, renda e dignidade para nossa população”, afirmou.

Também estiveram presentes o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin; os ministros Waldez Góes (da Integração e do Desenvolvimento Regional), Rui Costa (Casa Civil) e Fernando Haddad (Fazenda); entre outras autoridades.

 

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder