proteger e salvar vidas

Elmano recebe agentes da Ciopaer que atuaram em missão no Rio Grande do Sul

Por Deusdedit Neto - Em 18/06/2024 às 2:16 PM

Dsc7465

A missão foi a mais distante já realizada pela Ciopaer. Foto: Divulgação

Atravessar o Brasil sobrevoando mais de 4 mil quilômetros para proteger e salvar vidas. Esse propósito guiou as equipes da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), na missão humanitária no Rio Grande do Sul, concluída na última sexta-feira (14). Os agentes foram recebidos pelo governador do Estado, Elmano de Freitas (PT), nesta terça-feira, 18, no Palácio da Abolição, em Fortaleza. O coronel-aviador e coordenador da Ciopaer, Darley Oliveira, e o coronel Hélio de Alencar Filho também estiveram presentes.

O governador elogiou os agentes e destacou o orgulho do povo cearense em relação à Ciopaer. “Esses agentes são exemplos de dedicação e compromisso. Eles viajaram grandes distâncias para ajudar em uma região diferente, com clima e cultura distintos. O povo cearense tem muito orgulho da Ciopaer, que é composta por profissionais altamente qualificados e comprometidos em servir às pessoas. Antes de ser Ceará, nós somos Brasil”, afirmou Elmano de Freitas.

No total, 15 agentes foram enviados, distribuídos em três tripulações de cinco homens, incluindo pilotos, operadores aerostáticos e mecânicos. As equipes se revezavam a cada 15 dias. Essa foi a missão mais distante já realizada pela Ciopaer.

“Inicialmente, nossas ações e a aeronave focaram na Defesa Civil, resgatando pessoas ilhadas em várias regiões e levando mantimentos. A Brigada Militar do Rio Grande do Sul coordenou a missão e nós atendíamos às suas solicitações”, explicou o coronel-aviador e coordenador da Ciopaer, Darley Oliveira.

A primeira tripulação embarcou no dia 7 de maio a bordo da Fênix 03, aeronave da Ciopaer destacada para o trabalho no Vale do Taquari. O retorno da terceira equipe, no dia 14 de junho, foi marcado por um desembarque emocionante.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder