Ampliação da Base

Elmano recebe deputados para almoço na Residência Oficial

Por Pompeu - Em 10/02/2023 às 3:58 PM

Elmano E Deputados Almoço

Elmano e Lia recebem deputados para almoço na Residência Oficial. Foto: divulgação 

Dias antes da votação da reforma administrativa na Assembleia – que deve acontecer na próxima terça(14) -, o governador Elmano de Freitas (PT) recebeu deputados da base aliada e da oposição nesta sexta-feira (10) para um almoço na Residência Oficial. Encabeçado pelo presidente da Assembléia, deputado Evandro Leitão, o encontro marcou o início dos trabalhos no Legislativo. Cauteloso, o chefe do executivo estadual preferiu não expor as tratativas sobre alianças no mandato e deu enfoque à “relação institucional” do momento.

“Nós vamos ter uma relação institucional com os prefeitos, eu não tô olhando, neste momento, para partido de prefeito. Acho que isso aí tem a ver com os partidos e suas lideranças. Para fazer o processo mais político, talvez mais lá para a frente, em 2024, tenha alguma discussão, mas agora a minha missão é governar o Estado, tô focado nas políticas a executar”, revelou Elmano ao ser questionado como será a relação com prefeitos de partidos rivais nas eleições do ano passado.

O governador ainda afirmou que está dialogando com os gestores independente das suas legendas para a execução de medidas de governo, e que as negociações políticas devem ficar a cargo do ministro da Educação e ex-governador, Camilo Santana (PT), a quem chama de “liderança maior” do seu grupo político.

Também participaram do encontro o deputado federal Mauro Filho (PDT), o secretário da Pesca e Aquicultura, Oriel Filho (PDT), e o líder do governo, Romeu Aldigueri (PDT), além de Emília Pessoa (PSDB), Juliana Lucena (PT), João Jaime (PP), Renato Roseno (Psol), Lia Gomes (PDT), Guilherme Landim (PDT), Fernando Santana (PT), Firmo Camurça (União), Cláudio Pinho (PDT), Julinho (PT), Martha Gonçalves (PL), Marcos Sobreira (PDT), Lucilvio Girão (PSD), Sérgio Aguiar (PDT), Jeová Mota (PDT), Osmar Baquit (PDT), Lucinildo Frota (PMN), Leonardo Pinheiro (PP), Jô Farias (PT) e Larissa Aguiar (PT).

Já Fernando Hugo (PSD) não permaneceu no encontro por ter sido impedido de entrar com a esposa.

PESO DA CANETA

No início dos trabalhos da Assembleia Legislativa, Elmano se mobilizou e garantiu um tamanho considerável de base, que vem se organizando em novos blocos para fortalecer a aprovação dos projetos do executivo na Casa. A federação PT/PCdoB/PV pode se unir a partidos menores, como os federados PSDB e Cidadania, para formar o grupo., apesar das tratativas em sentido contrario do senador Tasso Jereissati(PSDB).

Bem ao seu estilo, Elmano foi discreto ao comentar o assunto, resumindo o arranjo, que considera “positivo”, a uma instância deliberativa. “A bancada tem toda autonomia pra tomar as decisões que entender, o Poder Legislativo tem uma dinâmica própria. Então a bancada do PT deve tomar decisões que entender mais adequadas para aquilo que o partido na Assembleia considerar fundamental, e me cabe respeitar essa autonomia e dialogar”, disse.

Questionado sobre se isso fortaleceria a sua base, o petista declarou: “(Os partidos não estão) vindo para mim, estão formando um bloco com o PT para atuar junto dentro da Assembleia fazendo a construção de interesses que os partidos têm na dinâmica da Casa, acho que isso faz parte”.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder