PRIORIDADES DA GESTÃO

Elmano sanciona lei autorizando ação de combate à fome e mutirão de cirurgias

Por Marcelo - Em 17/02/2023 às 7:21 PM

O governador Elmano de Freitas sancionou, na tarde desta sexta-feira (17), as leis que autorizam o programa ‘Ceará sem fome’ e o Plano Estadual de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas na Rede Pública de Saúde. No evento, que ocorreu no Palácio da Abolição, o chefe do Executivo esteve acompanhado pela primeira-dama Lia de Freitas, a vice-governadora Jade Romero, e secretários estaduais.

Ambos são considerados prioridades da gestão e funcionarão em espelhamento com programas que possuem o mesmo perfil e que estejam sendo colocados em prática pelo Governo Federal. “Temos pressa, para que nenhum irmão ou irmã cearense passe mais tempo esperando por uma cirurgia e sem comida na mesa”, declarou Elmano de Freitas.

Programas do Governo do Creará têm relevância e são prioritários                   Foto: Divulgação

A primeira iniciativa atuará no combate à fome e à insegurança alimentar de pessoas residentes no Estado, tendo a liderança da primeira-dama, Lia de Freitas, que destacou a importância da parceria no desenvolvimento e na execução do programa ‘Ceará sem fome’.

“Tivemos que unir muitas forças. Desde o processo de transição (governamental) estamos trabalhando com uma equipe de muitas secretarias, ouvindo muitas entidades, sociedade civil. Ouvimos Fecomércio-CE, FIEC, parceiros da rede privada, entidades religiosas, independente da religião. Fizemos um processo o mais coletivo possível para que esse programa fosse implantado dentro dos 100 primeiros dias do governo”, ressaltou Lia de Freitas.

O programa ‘Ceará sem fome’ terá três frentes de ação, com a distribuição de um cartão alimentação, a criação de uma rede de Unidades Sociais Produtoras de Refeição (USPRs) e a distribuição de itens de gênero alimentício, de higiene e limpeza, entre outros.

“Temos a certeza que vamos chegar àquelas famílias que mais precisam na Capital, na Região Metropolitana e no Interior. Chegaremos junto das famílias que mais precisam neste momento. Tenho certeza que, como o Cartão Mais Infância, como Vale Gás, o Ceará terá mais esse projeto de muito sucesso”, afirmou o secretário-executivo de Planejamento e Gestão Interna da SPS, Sandro Camilo, representando a secretária Onélia Santana.

Cirurgias

Para dar celeridade ao andamento da fila de cirurgias eletivas formada no Sistema Único de Saúde (SUS), que conta com cerca de 60 mil cearenses, foi estruturado o plano estadual. De acordo com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), os procedimentos incluídos no mutirão serão realizados em cerca de 70 unidades de saúde, entre elas clínicas aptas a cirurgias de catarata, hospitais-polo e unidades estratégicas. As unidades serão selecionadas mediante chamamento público.

O edital foi lançado hoje, logo após a solenidade no Palácio da Abolição. “Depois de quase 30 dias na elaboração de um edital do chamamento, a gente sanciona a lei que vai proporcionar realizar o maior mutirão de cirurgias eletivas que o Ceará já fez”, comemorou a secretária da Saúde, Tânia Mara. (Ascom/Casa Civil)

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder