Voz Brasileira
Em Davos, ministra Esther Dweck defende integração para impulsionar o crescimento latino-americano
Por Julia Fernandes Fraga - Em 22/01/2026 às 12:15 AM

Ministra da Gestão e Inovação é a representante do país no Fórum. Foto: WEF/Divulgação
Única representante do governo brasileiro no Fórum Econômico Mundial, em Davos (Suíça), a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, participou nessa quarta-feira (21) do painel “Superando o teto de crescimento da América Latina”, que discutiu alternativas para elevar o crescimento da região, historicamente próximo de 2%.
Dweck defendeu que a integração latino-americana é decisiva para avançar em infraestrutura, cadeias produtivas regionais e políticas sociais. “A América Latina é uma das regiões menos integradas do mundo. Do ponto de vista do potencial interno de crescimento, eu destacaria [essas] três frentes […]”, indicou.
O Fórum Econômico Mundial, que ocorre há 55 anos, tem como tema neste ano “Um Espírito de Diálogo”, focado em ampliar a cooperação global.
Posição brasileira
Durante sua passagem, a ministra ressaltou o desempenho econômico do Brasil nos últimos três anos e mencionou a atuação diplomática para enfrentar as tarifas impostas pelos Estados Unidos, que ainda afetam alguns setores, apesar da reversão parcial.
Ela também citou o acordo Mercosul–União Europeia, concluído após 25 anos, como resultado da retomada do protagonismo brasileiro nas negociações.
Esther Dweck explicou que o mandato atual do presidente Lula combina elementos de gestões anteriores e destacou mudanças fiscais recentes — reorganização do orçamento, retomada da transferência de renda, reforma tributária e redução de mais de 70% do déficit fiscal.
Segundo ela, as estratégias de crescimento têm cinco frentes principais, com ênfase na distribuição de renda e redução das desigualdades. “[…] E isso não ocorreu apenas pelo lado do gasto público. O Brasil realizou algo que eu diria ser histórico: uma reforma tributária em um governo democrático, tanto do ponto de vista da tributação indireta, com a simplificação do sistema, quanto em relação ao imposto de renda”, finalizou.
Mais notícias
Verba Integral

![[set] Banners Dinheiro Na Mão 830x110px](https://www.portalin.com.br/wp-content/uploads/2026/01/set-banners-dinheiro-na-mao-830x110px.png)



























