Visão jurídica

Em evento, ministro André Mendonça aponta desequilíbrio entre geração e distribuição de riqueza no Brasil

Por Julia Fernandes Fraga - Em 01/12/2025 às 12:36 PM

54950437799 49517c6f99 K

Ministro do STF esteve na abertura de fórum econômico em São Paulo. Foto: Rosinei Coutinho/STF

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que há um “descompasso” no Brasil ao identificar ausência de políticas voltadas à geração de riquezas, enquanto permanece uma “política sólida” de distribuição dos recursos já existentes. As declarações foram dadas nesta segunda-feira (1º), durante a abertura do Arko Talks 2025, em São Paulo, evento promovido pelas consultorias Arko Advice e Galapagos Capital. 

Ao participar do encontro, Mendonça disse buscar uma “reflexão” sobre o Estado Democrático de Direito e destacou a importância das atividades reguladoras para incentivar e planejar o desenvolvimento econômico, além de fiscalizar setores produtivos.

“Não temos hoje um planejamento efetivo de dois, cinco, dez anos, do que queremos em termos de política econômica, de desenvolvimento e de geração de bem-estar para o nosso País”, destacou o ministro.

André Mendonça declarou ainda que o cenário é agravado pelo aumento das demandas por políticas sociais. “Então, eu não tenho uma política de geração de riquezas. Em contrapartida, eu tenho uma política muito sólida de distribuição da riqueza já produzida. Isso acaba gerando um descompasso”, acredita.

Para o magistrado, o problema se intensifica “em função do tamanho e do dimensionamento do Estado, dos custos de manutenção do próprio Estado”. 

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder