Deputado estadual

Em pronunciamento, De Assis Diniz celebra os 35 anos da Constituição brasileira

Por Deusdedit Neto - Em 06/10/2023 às 12:06 PM

9zucpuax3urwttxeyr2duqwgnwkok7linjbkkvmu

Foto: Divulgação / Assembleia Legislativa do Ceará

Os 35 anos da Constituição de 1988 foram celebrados em pronunciamento realizado pelo deputado estadual De Assis Diniz (PT) nessa quinta-feira, 5, no plenário da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). Ele lembrou do período anterior, quando a sociedade foi às ruas na luta contra a ditadura militar e pelo retorno do direito ao voto para presidente.

“Fui fundador da CUT em 1983 e, como militante e sindicalista, participei do Grito das Capitais, do movimento Diretas Já e das mobilizações populares por direitos sociais como 40 horas de trabalho semanais, reforma agrária, pagamento de férias e hora-extra em dobro para os trabalhadores”, recordou o parlamentar.

De Assis ressaltou que, à época, o PT votou contra, mas assinou o texto final da Constituição. “Apesar de várias reivindicações não terem sido contempladas, a Carta Magna garantiu direitos importantes, como a criação do SUS – que salvou milhões de vidas durante a pandemia -, o Código de Defesa do Consumidor, a universalização do direito à educação e à cultura e a política de valorização do salário mínimo”, afirmou.

Ao final, o líder do PT no Legislativo estadual elencou os principais desafios a serem enfrentados hoje para a reafirmação do texto constitucional: o reconhecimento dos direitos sociais, a redução das desigualdades, o fim da discriminação, a consolidação da democracia e das instituições e a harmonia entre os poderes.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder