EQUIPE MULTIDISCIPLINAR

Evandro Leitão anuncia implantação do Núcleo de Saúde Mental na Assembleia

Por Marcelo - Em 04/02/2021 às 8:22 PM

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão (PDT), anunciou a implantação de um Núcleo de Saúde Mental e do Serviço de Telemedicina na Casa. Ambos os projetos estão sendo desenvolvidos em parceria com o Departamento de Saúde e Assistência Social da Assembleia e devem ser implantados ainda no primeiro semestre deste ano.

Evandro Leitão disse que os projetos serão implantados até julho                   Foto: Divulgação

Evandro Leitão explicou que o Núcleo de Saúde Mental está entre os projetos que serão implantados pelo DSAS. Segundo ele, o núcleo será composto por uma equipe multidisciplinar e contará com um “Disque Saúde Mental”, serviço que oferece aconselhamento gratuito nesta especialidade clínica.

“Muitas vezes, falta uma palavra amiga para que as pessoas possam desabafar e conversar, evitando transtornos. Até um tempo atrás, as orientações eram não tocar nesse assunto (depressão e suicídio), pois se acreditava que poderia ficar na cabeça da pessoa. Hoje são totalmente contrárias: a gente tem que conversar e dialogar para saber o problema das pessoas”, enfatizou Evandro Leitão.

Calamidade

A Assembleia Legislativa aprovou, na sessão plenária desta quinta-feira (4), o requerimento do líder do Governo, deputado Júlio César Filho (Cidadania), solicitando a tramitação em regime de urgência para dois projetos de autoria do Governo do Estado e um da Mesa Diretora do Poder Legislativo, que decreta a prorrogação do estado de Calamidade Pública no Ceará.

O decreto legislativo Nº 03/21 prorroga o decreto legislativo de abril de 2020, estendendo sua vigência até junho de 2021. A medida visa combater os efeitos da crise sanitária provocada pela pandemia de Covid-19 que “assola todo o Brasil, e em especial o Ceará”, justifica o decreto.

Foi aprovada a tramitação em regime de urgência, ainda, para o projeto de lei nº 01/21, de autoria do Poder Executivo, que estabelece novo piso salarial dos agentes comunitários de saúde no Ceará. E para o projeto de lei complementar 01/21, também do Executivo, que trata sobre o Programa de Cooperação Federativa (PCF).

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder