REVIRAVOLTA POLÍTICA

Executiva Nacional do Progressistas veta apoio aos candidatos do PT no Ceará

Por Marcelo - Em 2 de agosto de 2022

Após decisão da Executiva Nacional do Partido Progressistas (PP), vetando a formação de possíveis alianças com o Partido dos Trabalhadores (PT), gerou uma reviravolta no cenário político cearense. Isso ocorreu porque o Diretório Estadual do PP no Ceará realizou sua convenção no último fim de semana e anunciou apoio aos candidatos Elmano de Freitas e Camilo Santana nas eleições de outubro para o Governo do Ceará e Senado Federal, respectivamente.

Ciro Nogueira integra a base aliada de apoio à reeleição de Jair Bolsonaro      Foto: Divulgação

Integrante do chamado Centrão, que apoia o presidente Jair Bolsonaro (PL) à reeleição, o PP divulgou uma nota oficial sobre o seu posicionamento na corrida eleitoral. “O Diretório Nacional do Progressistas informa que a sigla não irá fazer coligação com o Partido dos Trabalhadores em nenhum estado brasileiro”, diz o documento. Vale lembrar que o PP é presidido pelo deputado Ciro Nogueira, atual ministro-chefe da Casa Civil do governo Jair Bolsonaro.

Segundo o presidente nacional do PP, a Executiva Nacional da legenda tem soberania e lembrou que o apoio já informado a Bolsonaro, não permitiria uma coligação com uma chapa que tivesse o PT na ‘cabeça’, conforme já teria sido devidamente informado nas convenções do Progressistas.

Por causa disso, o PP decidiu anular parcialmente a convenção estadual no Ceará, que havia fechado uma coligação com o PT para dar apoio aos candidatos Elmano de Freitas e Camilo Santana. O que representa um duro golpe nas intenções do PT no Estado, pois o apoio do Progressistas tem grande relevância.

Apesar disso, outras coligações com chapas encabeçadas por candidatos a deputado estadual ou federal, mas de outros partidos, poderão prosseguir. E com relação ao Palácio da Abolição, o PP cearense deverá lançar candidato próprio ou apoiar o de outra agremiação política, que não o PT.

Mais notícias

Ver tudo de IN Connection