Troféu Simonetti
ExpoDireito Brasil 2025 é aberta em noite festiva de homenagens
Por Oceli Lopes - Última Atualização 25 de maio de 2025

Enzo, Luiza Simonetti que entrega o Troféu Presidente Simonetti ao ministro Teodoro Silva Santos e Valdetário Monteiro. Foto: Portal IN
A ExpoDireito Brasil 2025, que acontece em Fortaleza, no Centro de Eventos do Ceará, nesta sexta, 23, e sábado 24, teve nessa quinta-feira, 22, uma noite festiva com homenagens aos profissionais da advocacia, palestra do famoso advogado criminalista Kakay e entrega do Troféu Presidente Simonetti.
“É motivo de muito orgulho está acontecendo no Ceará. A ExpoDireito passa a ser o maior evento da América Latina no setor privado. Reunimos mais de 500 nomes de destaque no Direito nacional. Entendendo que o Ceará é um centro importante para se discutir, se debater o Direito”, disse o presidente da ExpoDireito, conselheiro da OAB nacional, Valdetário Monteiro.
O ministro Teodoro Silva Santos, do Superior Tribunal de Justiça – STJ, externou ao ser homenageado com o Troféu Presidente Simonetti: “É muita felicidade minha receber o Troféu Presidente Simonetti. Até porque é o símbolo do Direito. Alberto Simonetti foi um dos maiores advogados que nós tivemos no Brasil, um homem probo, dedicado, deu exemplo, fez uma carreira muito linda na advocacia no Amazonas e, por conseguinte, para mim ele é uma das maiores referências da advocacia e da defensoria pública do Brasil”.
O ministro também elogiou o presidente da ExpoDireito, Valdetário Monteiro, por trazer o evento para o Ceará. “É um grande articulador, um grande conselheiro da OAB, por onde passa tem uma facilidade de ser pacificador, um grande líder”, afirmou.
Honradez
O desembargador do Tribunal Federal da 5ª Região, Leonardo Carvalho, enalteceu a honraria dedicada a ele: “Como homenageado eu enalteço o Troféu Presidente Simonetti. Alberto Simonetti a quem tive a honra de conhecê-lo no começo da década de 90, e foi uma das maiores lideranças da advocacia brasileira, liderou a advocacia da região Norte, e graças à atuação forte e decisiva do doutor Simonetti o doutor Ernando Uchôa Lima, nosso conterrâneo cearense, foi presidente da OAB nacional em 1992”.
“O nome do doutor Simonetti ao Troféu é mais do que justo e eu fico ainda mais honrado de poder ser agraciado. Evento como este no nosso estado representa a envergadura do Ceará no cenário nacional, digno de aplausos e por isso os organizadores, presidente Valdetário, Allan Christyan e Mauro Xavier, estão absolutamente de parabéns por um evento dessa magnitude”, acrescentou.

Valdetário Monteiro, Allan Christyan, Luiza Simonetti e o ministro Teodoro Silva Santos. Foto: Portal IN
Homenageados
Foram agraciados com o Troféu Paulo Simonnetti: o ministro Teodoro Silva Santos, do STJ; ministro Raul Araújo, do STJ (representado por um filho); ministro César Asfor (aposentado); Kakay (Antônio Carlos de Almeida Castro), Leandro Vasques, Ricardo Bacelar, Socorro França.
E ainda: Alessandro Brito, Alex Sarkis, Aniello Miranda Aufiero, Cândido Albuquerque, Carlos César Sousa Cintra, Celivaldo Elói, Ednaldo Vidal, Ernesto Tzirulnik, Flávio Tartuce, Guilherme Guimarães Feliciano, Haroldo Guimarães, Israel da Graça, José Maria Rios, Juraci Mourão Lopes Filho, Juvêncio Viana, José Lindival de Freitas (Sormane Oliveira de Freitas), Manuela Queiroz, Marcello Terto, Marco Antônio, Marcos Vinícius Jardim, Paulo Lopo Saraiva, Pedro Lenza, Raimundo Bezerra Falcão, Raimundo Palmeira, Rita Cortez, Rodrigo Baradó, Rosângela Maria Carvalho, Sabino Henrique, Sérgio Leonardo, Silvia Souza, Ulisses Rabaneda, Vicente Braga, William Douglas, Marcos Vinícius Furtado Coelho, Roberto Victor, Mauro Xavier.
O Troféu foi entregue pela filha do homenageado, Luiza Simonetti. Alberto Simonetti foi uma liderança de referência no Amazonas e advogado profundamente respeitado em todo o país. À frente da OAB-AM, Simonetti marcou sua gestão por um firme compromisso com a valorização da classe, a defesa das prerrogativas e a promoção do acesso à Justiça. Conhecido por sua postura ética, coragem e oratória afiada, ele inspirou gerações de profissionais, inclusive seus filhos, que hoje ocupam papéis relevantes na advocacia brasileira, como Beto Simonneti, atual presidente da OAB nacional.
Inteligência Artificial
Durante as palestras, nesta sexta-feira e sábado, serão discutidos desde o uso da Inteligência Artificial na produção do Poder Judiciário e na produção da advocacia, até a situação da Constituição Federal “que tem sido testada e retestada a todo momento”.
“É importante debatê-la, discuti-la, defende-la para que a gente possa evoluir de uma forma cordata”, defendeu Valdetário lembrando que o presidente Beto Simonetti, que preside a OAB nacional, trouxe a irmã, Luiza, para demonstrar a importância do evento.
Organização
O ExpoDireito Brasil é organizado pelo Grupo Notorium e nesta edição, no Ceará, atraiu 8 mil inscritos para participar de palestras com temas atuais como a influência da Inteligência Artificial na advocacia criminal.
À frente da organização, Allan Christyan, CEO do Grupo Notorium, disse: “Nosso objetivo é transformar carreiras e abrir portas para o futuro da advocacia”.
Mais notícias
eleições 2026




























