SEGURANÇA ALIMENTAR

Fernanda Pacobahyba apresenta Pnae durante a cúpula da ONU, em Roma

Por Marcelo - Em 26/07/2023 às 11:59 AM

A presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, encerra nesta quarta-feira (26), sua participação na Cúpula dos Sistemas Alimentares da Organização das Nações Unidas +2 (ONU), que este ano foi realizado na Itália. O tema central do evento foi: ‘Sistemas alimentares sustentáveis para pessoas, planeta e prosperidade: Caminhos diversos em uma jornada compartilhada’ e a abertura foi realizada pelo secretário-geral da ONU, António Guterres.

Fernanda Pacobahyba fala sobre o programa de merenda escolar do Brasil

Ela foi uma das palestrantes do painel realizado na abertura do evento global, que teva a temática: ‘Merenda escolar impulsionando a transformação do sistema alimentar’. “Que alegria representar o Brasil na UN Food Systems Summit +2, em Roma, e falar de um programa que é motivo de orgulho não só para mim, mas para todos nós que trabalhamos por uma educação de qualidade: nosso Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae)”, destaca.

Vinculado ao Ministério da Educação, que tem à sua frente o ex-governador do Ceará Camilo Santana, o FNDE tem desempenhado um trabalho muito relevante no que diz respeito a garantir uma merenda de qualidade para os estudantes de todo o Brasil. “Me sinto imensamente honrada em liderar o melhor programa de alimentação escolar do mundo“, afirma Fernanda Pacobahyba.

Dentre os principais objetivos do evento, realizado na sede da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em Roma, estão: convocar os países e as partes interessadas para revisar o progresso dos compromissos de ação que foram feitos durante a Cúpula dos Sistemas Alimentares e identificar os sucessos, os gargalos duradouros e as prioridades, a fim de fechar a lacuna de implementação, utilizando de forma eficaz e eficiente os meios de implementação para a transformação dos sistemas alimentares.

Outro ponto relevante é socializar o poderoso papel de sistemas alimentares sustentáveis, equitativos, saudáveis ​​e resilientes como aceleradores críticos de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) entre líderes mundiais, e defender ações urgentes em escala, com base nas evidências mais recentes de que os sistemas alimentares sustentáveis ​​contribuem para resultados melhores e duradouros ​​para as pessoas, o planeta e a prosperidade, sem deixar ninguém para trás.

Mais notícias

Ver tudo de IN News