CAPITANIA DOS PORTOS

Forças de segurança montam grupo de trabalho para coibir assaltos a veleiros

Por Marcelo - Em 14/02/2023 às 7:03 PM

O Capitão de Mar e Guerra Anderson Valença esteve à frente de uma reunião realizada na sede da Capitania dos Portos do Ceará, reunindo diversos órgãos ligados à segurança pública, visando traçar ações em conjunto para melhorar a segurança de veleiros e tripulantes que chegam à capital cearense. Foi criado um grupo de trabalho para atuar na prevenção e também na investigação de algum roubo a embarcação que possa ocorrer.

Capitão Anderson Valença destacou as operações em conjunto                        Foto: Portal IN

“Basicamente faremos um grande esforço em conjunto envolvendo a Marinha do Brasil, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal, no sentido de traçarmos estratégias de ações coordenadas, utilizando as estruturas e pessoal de cada uma dessas instituições, no sentido de evitar o roubo a embarcações que estejam fundeadas na orla da capital cearense”, disse.

Ele destacou que quando for identificada a chegada de algum veleiro ao litoral de Fortaleza, a Capitania dos Portos pretende agir de forma antecipada no sentido de alertar aos velejadores sobre os cuidados que devem ser adotados, como procurar um local mais adequado para fundear a embarcação. Desse modo, será possível evitar a ação de marginais, como ocorreu na madrugada do último dia 5, quando um grupo de quatro ou cinco homens armados rendeu três tripulantes de um veleiro e roubou diversos pertences.

Outra ideia debatida é que, quando for realizada a concessão dos espigões da Avenida Beira Mar, seja criada uma marina pública. “Essa proposta já está sob análise da Secretaria Municipal do Turismo (Setfor), o que seria muito interessante para o desenvolvimento do turismo náutico e também um ponto de apoio para esses velejadores, pois teriam um lugar adequado e com segurança para serem recebidos”, completou o comandante Anderson Valença.

Participantes

Participaram da reunião na Capitania dos Portos os delegados da Polícia Federal Victor Campos, Alan Ramos e Francisco Bezerra; os agentes da PF Francisco Antônio Cardoso (Núcelo de Migração) e Alexandre Mesquita (Núcleo Especial de Polícia Marítima – Nepom); o titular da Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur), Andrade Júnior, que reside o inquérito sobre o roubo ao veleiro no início deste mês; o coronel Kilderlan Nascimento, comandante da Coordenadoria Geral de Operações da PM; os tenentes-coronis Roberto Rodrigues de Lima (comandante do BPTur) e Francisco Edney Pereira Santos (respondendo pelo Comando do 8º BPM).

O delegado Andrade Júnior ressaltou que as polícias Civil e Militar – por meio de investigações realizadas pelas equipes da Deprotur e do  BPTur -, conseguiram capturar um dos envolvidos, que teve sua prisão em flagrante confirmada pelo Poder Judiciário. O trabalho continua no sentido de prender os demais implicados. Já os objetos roubados do veleiro, inclusive o bote salva-vidas, foram recuperados.

Reunião na Capitania dos Portos contou com a participação das diversas forças de segurança que atuam no Estado do Ceará

 

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder