John Hopkins-Bloomberg

Fortaleza é destaque em publicação internacional por redução de 50% nas mortes em ocorrências de trânsito

Por Marcelo - Em 11/02/2021 às 9:26 PM

A capital cearense teve as suas intervenções e políticas públicas implementadas nas áreas de mobilidade urbana e reordenamento do trânsito destacadas em uma reportagem da Revista Global Health, da Escola de Saúde Pública John Hopkins-Bloomberg, por ter atingido no ano passado uma queda de 50% nas mortes em ocorrências de trânsito.

Entre 2014 e 2019 e Prefeitura de Fortaleza, que tinha à sua frente o prefeito Roberto Cláudio e uma equipe altamente qualificada, implementou uma série de medidas para reduzir o número de mortos e de pacientes graves, devido a ocorrências no dia a dia do trânsito da cidade.

Roberto Cláudio implantou ciclovias, ciclofaixas e estações do Bicicletar em toda a capital cearense                   Foto: Divulgação

Foram implantadas ciclovias e ciclofaixas, áreas exclusivas para tráfego de pedestres em diversos pontos da Capital, implantação de faixas de pedestres elevadas, redução da velocidade máxima permitida em ruas e avenidas, principalmente próximo a escolas e hospitais, para ampliar a segurança viária na cidade. Houve, ainda, aumento da fiscalização, campanhas educativas, dentre outras ações que reduziram as mortes no trânsito de Fortaleza de 377 anuais em 2014 para 197 em 2019.

Com esse resultado altamente positivo na diminuição do número de mortos em ocorrências de trânsito, Fortaleza atingiu a meta da Organização das Nações Unidas nesse quesito, uma vez que os altos índices de mortalidade nas ruas e avenidas de todo o mundo, e em especial no Brasil, são similares ao número de vítimas de guerras de verdade.

“A vontade política é o principal motor do progresso. A administração da Prefeitura de Fortaleza, durante a gestão Roberto Cláudio, promoveu a segurança no trânsito como uma prioridade de saúde pública, juntando-se à rede global da Bloomberg Philanthropies de cidades e especialistas dedicados à redução de mortes e lesões no trânsito”, destacou um trecho da reportagem assinada por Kelly Larson e Sandra Mulin.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder