ELOGIO DO PRÍNCIPE MICHAEL DE KENT

Fortaleza se destaca internacionalmente por boas práticas de mobilidade urbana

Por Marcelo - Em 24/02/2022 às 5:35 PM

Fortaleza foi destaque na edição do relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD – Paris), publicado este mês, por suas boas práticas de mobilidade urbana. A publicação, que reúne as melhores experiências internacionais em soluções de Desenho Viário e Gerenciamento de Tráfego, citou os projetos Esquina Segura, Praças e Calçadas Vivas.

Esquina Segura tem reduzido o número de acidentes na Capital                            Foto: Portal IN

O Esquina Segura realiza o alargamento de calçada exclusiva para pedestre e tem como objetivo reduzir a prática de estacionar nas esquinas, melhorar a percepção dos usuários acerca do limite de cinco metros e facilitar a visibilidade dos condutores, reduzindo o risco de acidentes.

Atualmente, mais de 400 cruzamentos de Fortaleza possuem esse reforço na sinalização. De acordo com pesquisa da AMC desenvolvida em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), o projeto reduziu em 61% o número de acidentes com vítimas nos locais contemplados com a medida.

Além do destaque no relatório, o programa recebeu o Prince Michael International Road Safety 2021, a mais importante premiação que reconhece boas práticas para a promoção da Segurança no Trânsito. Nas palavras do Príncipe Michael de Kent, membro da família real britânica e que apresenta a premiação, o Esquina Segura é “um exemplo que deve ser replicado ao redor do mundo“.

Mais projetos

O Praças Vivas consiste em um conjunto de intervenções de baixo custo que visa ocupar de forma democrática espaços da malha viária da cidade com requalificação e sinalização para a proteção dos usuários mais vulneráveis. O projeto é realidade em 13 bairros da Capital.

No caso das Calçadas Vivas, os pedestres são priorizados e conseguem caminhar de modo mais seguro devido à ampliação e requalificação das áreas de passeio. Na Rua Barão do Rio Branco, exemplo citado no relatório, o número de pedestres utilizando a pista reduziu em 92% após a intervenção.

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