Em menos de três anos de governo,

Gestão Sarto chega a marca de 100 mil empregos gerados em Fortaleza

Por Deusdedit Neto - Em 31/10/2023 às 4:05 PM

Foto: Divulgação

A gestão do prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), obteve mais uma marca de grande relevância. Conforme dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego, de janeiro de 2021 até setembro de 2023, mais de 100 mil empregos foram gerados na Capital.

Apenas nos nove primeiros meses deste ano, Fortaleza gerou 25.104 postos de trabalho, feito que deu a capital cearense o título de cidade do Norte/Nordeste que mais gerou empregos em 2023. Aparecem em seguida os municípios de Manaus (17.153), Salvador (15.728), Recife (14.848) e Maceió (10.016).

Os dados foram compartilhados e celebrados pelo secretário Municipal do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira. A nível estadual, de janeiro de 2021 até setembro de 2023, o Ceará gerou 196.950 empregos, onde Fortaleza corresponde a 51% dos novos postos gerados.

Em entrevista exclusiva ao IN Poder, o titular da Pasta destacou que a gestão Sarto obteve esses resultados por estar investindo muito na capacitação dos fortalezenses. O sucesso, na opinião do secretário, se dá por conta do investimento feito “tanto no pequeno, quanto no grande”.

“A gente focou muito na capacitação técnica em parceria com Senai e Senac; capacitação gerencial através do Fortaleza Capacita em parceria com o Sebrae. Hoje Fortaleza é a cidade que mais capacitando Brasil em termo nominal. E criamos muitos postos com a política de crédito orientado por meio dos projetos Mulheres Empreendedoras e Nossas Guerreiras”, explicou Rodrigo.

Outro ponto destacado pelo secretário da SDE foram as leis de incentivo fiscal criadas pela Prefeitura de Fortaleza para atrair grandes empresas. “A lei de incentivo para área de T.I (Tecnologia da Informação), de hotéis para a Praia do Futuro. Essas foram algumas das ações que a gente fez”, afirmou.

Rodrigo citou que as últimas gestões não tiveram o sucesso na geração de emprego como a gestão do prefeito Sarto. “Nos últimos 10 anos antes do Sarto, pegando os oito do Roberto (Cláudio) e dois da Luizianne (Lins), só foram criados 52 mil postos de trabalho. Na gestão do Sarto, com menos de 3 anos, já foram gerados mais de cem mil postos”, finalizou.

 

 

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder