CERIMÔNIA EM RECIFE

Gisele Alcântara toma posse como desembargadora do TRF5 com presença de autoridades políticas e do Judiciário

Por Marlyana Lima - Última Atualização 14 de julho de 2025

Whatsapp Image 2025 07 14 At 12.52.59 (1)

Posse da nova desembardora Gisele Alcântara foi prestigiada pelas maiores autoridades cearenses, da Política e do Judiciário

Em uma cerimônia marcada pelo reconhecimento e representatividade, a juíza federal Gisele Chaves Sampaio Alcântara tomou posse, na segunda-feira (7), como nova desembargadora do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5). A solenidade aconteceu na sede do Tribunal, em Recife, e reuniu autoridades, magistrados, servidores e familiares da magistrada cearense.

A solenidade contou as presenças do ministro do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Teodoro Silva Santos; o ministro da Educação, Camilo Santana; o governador do Ceará, Elmano de Freitas; o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão; da Conselheira do Tribunal de Contas do Ceará, Onélia Santana e do prefeito de Recife, João Campos.

Natural de Ipueiras (CE), Gisele tornou-se a segunda mulher nascida no Ceará a ocupar uma cadeira no TRF5 desde a reinstalação do Tribunal, em 1967. Antes dela, apenas a desembargadora Germana de Oliveira Moraes havia alcançado o posto. A nomeação foi feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada no Diário Oficial da União no dia 2 de junho.

A chegada da nova desembargadora ao TRF5 é simbólica por diversos aspectos. Sua escolha foi feita com base no critério de merecimento, a partir de uma lista tríplice composta exclusivamente por juízas federais — uma medida que reforça o compromisso com a equidade de gênero no Judiciário. Além de Gisele, integraram a lista as magistradas Isabelle Marne Cavalcanti de Oliveira Lima e Amanda Torres de Lucena Diniz Araújo, em votação realizada pelo Pleno do Tribunal no dia 26 de março.

A vaga foi aberta após a aposentadoria do desembargador federal emérito Sebastião Vasques, em janeiro deste ano.

Trajetória de liderança e inovação

Com uma carreira marcada pela dedicação à Justiça Federal e pela promoção da liderança feminina, Gisele Alcântara exerceu, até sua posse, a função de diretora do Foro da Justiça Federal no Ceará (JFCE), onde conduziu uma gestão destacada por ações inovadoras e inclusivas.

Whatsapp Image 2025 07 14 At 12.53.00 (3)

O ministro do STJ, Teodoro Silva Santos, participou da cerimônia de posse da desembargadora Gisele Alcântara

Graduada em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Gisele Alcântara é mestre em Justiça Administrativa pela Universidade Federal Fluminense (UFF), possui especialização em Processo Penal pela UNIFOR e MBA em Gestão do Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Desde 2014, atuava como titular da 3ª Relatoria da 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais no Ceará. Também foi vice-diretora do Foro da JFCE no biênio 2021-2022 e assumiu a diretoria em 2023, com uma atuação voltada à modernização do Judiciário e ao fortalecimento institucional.

Durante sua gestão, foi celebrado um Acordo de Cooperação Internacional com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e implementado o projeto Fortalecendo Lideranças Femininas (FLIF), vencedor do Prêmio Margarida 2024 na categoria “Boas práticas de equidade de gênero no Poder Judiciário”.

Whatsapp Image 2025 07 14 At 12.53.00 (2)

Cerimônia foi prestigiada por autoridades do Ceará e também de Pernambuco

Compromisso renovado

Ao tomar posse, Gisele Alcântara destacou em seu discurso o papel transformador da magistratura e a importância da diversidade nos espaços de decisão. “Assumo esse novo desafio com a responsabilidade de honrar o Judiciário Federal, contribuindo para uma justiça mais humana, acessível e representativa”, afirmou a nova desembargadora.

A posse de Gisele é celebrada não apenas como um reconhecimento de sua trajetória pessoal e profissional, mas também como mais um passo no avanço da presença feminina em cargos de alta liderança no sistema de justiça brasileiro.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder