TENDÊNCIA DE QUEDA

Governador anuncia que Ceará continua em lockdown até o Domingo de Páscoa

Por Marcelo - Última Atualização 28 de março de 2021

O governador Camilo Santana anunciou, na noite desta sexta-feira (26), que o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 decidiu manter o isolamento social rígido em todo o Ceará até o próximo dia 4, Domingo de Páscoa. A partir de 5 de abril, se a tendência de queda se mantiver, serão iniciadas as discussões para o fim do lockdown e a retomada gradual das atividades.

“Faço um apelo para os nossos irmãos e irmãs cearenses que passem a Semana Santa em casa, junto com suas famílias, para garantir que os números possam reduzir, a fim de que a partir do dia 5 de abril a gente possa iniciar um processo gradual de retomada das atividades econômicas não essenciais”, afirmou Camilo Santana

Camilo Santana disse que o lockdown teve de ser prorrogado, para reduzir os número da Covid no Ceará            Foto: Divulgação

Ele ressaltou que após a reunião com o novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, teve uma boa impressão e foram debatidos inúmeros assuntos relativos ao combate à pandemia, bem como a importância de uma coordenação nacional nesse enfrentamento e o envio de um número maior de vacinas para os estados e municípios.

Disse também que o Governo do Ceará já abriu 4.646 novos leitos exclusivos para o atendimento de pacientes infectados pela Covid-19, frente ao total de 2.951 abertos na primeira onda, um aumento de 57,43% em relação ao ano passado. E que desse total, 1.218 são de UTI, em todo o território cearense.

Um total de 806.881 doses já foram aplicadas no Ceará, que recebeu 1,33 milhão de doses e é o segundo Estado que aplicou o maior percentual das vacinas recebidas. Além disso, hoje, chegaram mais 124.400 doses da CoronaVac e 33.700 da Covishield, visando acelerar o programa de imunização no Estado e preservar a vida dos cearenses.

O secretário da Saúde, Dr. Cabeto, salientou que em janeiro e fevereiro deste ano houve um grande acréscimo no número de casos em todo o Ceará, bem acima do que foi registrado em 2020. O número de óbitos também subiu nesse período, mas muito menos que na primeira onda em 2020, graças à melhoria no atendimento dos paciente, por parte dos profissionais de saúde.

Por meio de um gráfico atualizado, demonstrou que a partir do isolamento social rígido, houve uma estabilização do número de casos, com uma tendência de platô, mas ainda em um patamar elevado. Entretanto, lembrou que ainda não há uma tendência significativa de queda dos números.

Assista ao vídeo:

https://www.facebook.com/camilosantana/videos/188779559487671/

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder