Encontro de líderes
Governança, energia limpa e turismo pautam debates no Fórum Esfera Internacional
Por Julia Fernandes Fraga - Em 10/10/2025 às 7:28 PM

João Camargo, presidente da Esfera Brasil, foi o anfitrião do Fórum. Fotos: Reprodução/Instagram
O Fórum Esfera Internacional reuniu nesta sexta-feira (10) ministros de Estado, governadores, empresários e representantes da sociedade civil no Theatro da Paz, em Belém (PA), para discutir caminhos para o desenvolvimento sustentável da Amazônia e o papel do Brasil na transição verde global.
Promovido pela Esfera Brasil, o encontro teve como tema central “Agenda Amazônia – O papel do Estado na construção de soluções sustentáveis”. Estiveram presentes nos painéis os ministros Celso Sabino (Turismo), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública) e Vinícius de Carvalho (Controladoria-Geral da União), além do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), e outras autoridades.
A edição 2025 do Fórum reforçou o papel da Amazônia no debate global sobre sustentabilidade e marcou o início da contagem regressiva para a COP30, no mês que vem, também Belém.
Ver essa foto no Instagram
Governança, legislação e controle público
Durante o painel 1: “Agenda Amazônia”, o ministro da Controladoria-Geral da União, Vinícius de Carvalho, destacou que “a agenda de governança do Estado brasileiro é decisiva para que investimentos se consolidem”. Ele também ressaltou que o controle público deve se apoiar em três pilares fundamentais: “[…] nós estamos falando de três dimensões: transparência, supervisão e sancionamento, que precisam se coordenar entre si“.
Já o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou que “R$ 5 bilhões estão sendo investidos na Amazônia para descarbonizar 11 sistemas isolados, que são locais onde não há disponibilidade para levar linhas de transmissão”.

Ministros estiveram no Painel 1 do evento
O ministro do Turismo e terceiro debatedor, Celso Sabino, enfatizou que o turismo sustentável é um dos principais vetores da economia verde brasileira. “O turismo é o caminho que conecta todas as dimensões do desenvolvimento: movimenta a economia, gera oportunidades e fortalece o sentimento de pertencimento do nosso povo”, finalizou.
Em seguida, no painel 4 “Segurança Pública: integração é a solução”, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, informou que o governo tem avançado em políticas de combate a crimes ambientais, com o desenvolvimento de legislações específicas. “Recentemente mandamos um projeto de lei que aumenta as penas para queimadas ilegais”, exemplificou o ministro.
O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, também esteve no painel 4.
Programação
A programação do Fórum Esfera Internacional ocorreu durante toda a manhã e contou com outros painéis temáticos, além dos dois já mencionados:
> Abertura com Igor Normando, prefeito de Belém;
> Painel “O novo momento para regulação”, com Guilherme Theo Sampaio (ANTT), Frederico Dias (Antaq), Sandoval Feitosa (Aneel), Verônica Sanches (Ana) e Tiago Faierstein (Anac);
> Painel “Inovação e práticas sustentáveis na economia digital”, com Lessandro Werner Thomaz (Abecs), Vanessa Antunes Rodrigues (Visa) e Alberto Leite (FS Security);
> Painel “Legado sustentável: estratégias para um novo ciclo”, com Mauro Mendes (MT), Clécio Luís (AP), Radamés Casseb (Aegea Saneamento), Rachel Maia (Vale), Vander Costa (CNT) e Rogério Saab (Caixa).
Encerramento com Helder Barbalho, governador do Pará.
Mais notícias
Conexão Criativa



























