Rede Estadual
Governo do Ceará amplia quadro da Saúde com posse de 198 novos profissionais
Por Julia Fernandes Fraga - Em 29/10/2025 às 11:36 AM

Chagas Vieira representou o governador Elmano na cerimônia. Fotos: Estácio Júnior/Casa Civil
A rede pública estadual de saúde ganhou o reforço de 198 novos servidores, que tomaram posse nessa terça-feira (28) em cerimônia realizada na Estação das Artes, em Fortaleza. O evento contou com a presença do secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, que representou o governador Elmano de Freitas (PT), além de outras autoridades.

O chefe da Casa Civil do Ceará pediu humanização no atendimento prestado pelos novos profissionais
Atuação humanizada
Durante o ato, que ocorreu no Dia do Servidor Público, Chagas Vieira falou sobre a valorização e o incentivo aos profissionais que atuam diretamente no atendimento à população, além de fazer um apelo, pedindo compromisso e sensibilidade no cuidado com os pacientes.
“O que cada um de vocês, esses 198 profissionais que tomam posse hoje, deve ter no coração é a consciência da importância que vai representar na vida de alguém. Que as pessoas que buscam o serviço de saúde não sejam vistas como um número a mais, mas como uma vida humana, alguém que está ali em busca de acolhimento e amor”, ressaltou. “É isso que move o servidor público: saber que, por meio do nosso trabalho, fazemos a diferença na vida de alguém”, completou o secretário.
Representando a secretária da Saúde do Estado, Tânia Mara Coelho, o secretário executivo de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional, Lauro Perdigão, destacou o momento de alegria e celebração, marcado por “muito esforço e mérito das pessoas que alcançam o sonho de se tornar servidores públicos do SUS”.

Lauro Perdigão deu às boas-vindas em nome da Sesa
Números
Os novos servidores foram convocados em setembro e atuarão em diferentes áreas: médicos (37), assistentes sociais (3), enfermeiros (27), fisioterapeutas (13), psicólogos (7) e técnicos de enfermagem (111). Eles serão distribuídos entre o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), o Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), o Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM) e o Samu 192 Ceará.
Desde 2023, mais de 3.660 profissionais já foram convocados para reforçar o sistema estadual. Segundo a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), até 2026 outros 1.600 servidores ainda devem ser chamados.
Mais notícias
Cuidado Público




























