UNIVERSALIZAR A EDUCAÇÃO INFANTIL

Governo do Ceará anuncia a construção de 80 novos CEIs na Capital e interior

Por Marcelo - Em 04/11/2021 às 6:30 PM

O Governo do Ceará anunciou nesta quinta-feira (4), a construção de 80 novos Centros de Educação Infantil (CEIs), em 75 municípios, sendo seis na Capital e 69 em cidades do interior. Com essa ampliação, o Estado universaliza o atendimento ofertado à educação infantil, chegando a 254 CEIs até o fim de 2022.

Camilo pretende universalizar as ações de educação infantil no Ceará              Foto: Divulgação

O governador Camilo Santana participou do evento ao lado da vice-governadora Izolda Cela, da primeira-dama Onélia Santana e da secretária da Educação, Eliana Estrela. Com mais essa ampliação, o Ceará vai finalizar 2022 com uma unidade educacional desse tipo em cada uma de suas 184 cidades.

“Identificamos que 74 municípios ainda não tinham recebido um CEI. Com os de hoje, a nossa meta é que até o fim do ano que vem todos os municípios possam contar com, pelo menos, um Centro de Educação Infantil. Isso significa cerca de 50 mil vagas para a educação infantil no Ceará. Acreditamos que é através da educação que vamos construir um Ceará melhor e um país melhor de se viver”, destacou Camilo.

Cada novo CEI vai proporcionar uma estrutura adequada para o aprendizado e desenvolvimento de até 208 crianças, de zero a cinco anos. O projeto é igual para todos e conta com quatro salas de aula, laboratório de informática, refeitório, cozinha, berçário, fraldário, dormitório, copa, recepção e playground. As unidades são uma parceria entre o Estado e os municípios.

Em determinados casos, os CEIs do interior funcionavam em casa alugadas. “Muitas vezes o ambiente não é o adequado para o bom desenvolvimento infantil, porque eles precisam de espaços lúdicos, de lazer, para planejamento pedagógico, e os Centros de Educação Infantil contemplam tudo isso. São oportunidades para nossas crianças crescerem e se desenvolverem”, destacou Onélia Santana, idealizadora do Programa Mais Infância.

Novos CEIs vão oferecer uma estrutura adequada a 208 crianças, cada um

“A gente precisa compreender que é preciso olhar desde o início, garantindo a creche, transferência de renda, espaço para brincar, e chegando no Ensino Fundamental e Médio, que já estamos com 50% da rede em tempo integral, estimulando os jovens a irem para o Ensino Superior. Estamos olhando todo o ciclo para que a gente possa garantir oportunidades para nossas crianças e jovens”, complementou Camilo Santana.

Além dos 80 CEIs anunciados nesta manhã, o Governo do Ceará já entregou outras 67 unidades, mais 75 estão sendo construídas e 32 em processo de licitação ou contratação, totalizando 254. “Firmar esse programa como ação de Estado, que é o que vem sendo feito no Ceará, tem que ter coração, mas é uma resposta racional ao olhar para o presente e também se comprometer com o que tem grande impacto no futuro”, enfatizou a vice-governadora Izolda Cela.

Ministério Público

Camilo também participou, hoje, da assinatura da ordem de serviço para a construção da nova sede das Promotorias de Justiça de Fortaleza do Ministério Público do Ceará, que também abrigará os órgãos de investigação do MPCE, Centros de Apoio, Decon, Escola Superior do Ministério Público (ESMP) e Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF).

“O prédio será construído com recursos do Governo do Estado e terá área total de 15 mil metros quadrados, com oito pavimentos. Parabéns a todos que compõem o MPCE por essa grande conquista, que será fundamental para a melhoria dos serviços oferecidos à população”, salientou Camilo Santana.

Nova sede das Promotorias de Justiça abrigará outros órgãos do Ministério Público, Decon e CEAF 

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder