PARCERIAS COM CAUCAIA

Governo do Ceará investirá R$ 44 mi para conter avanço do mar na Praia do Icaraí

Por Marcelo - Em 22/10/2021 às 3:38 PM

O avanço do mar em Caucaia, principalmente na região do Icaraí, será solucionado com a construção de três espigões, inicialmente, com investimento de R$ 44 milhões. A Restauração Costeira no Litoral de Caucaia foi anunciada nesta sexta-feira (22) pelo governador Camilo Santana e o prefeito Vitor Valim, e projeta a construção de 11 espigões. O investimento será de, aproximadamente, 90% do Governo do Ceará e o restante, com recursos da Prefeitura de Caucaia.

Camilo e Valim observam ao região onde serão construído 11 espigões             Foto: Divulgação

A obra de requalificação vai evitar que a erosão marinha continue prejudicando o cotidiano da população, bem como a chegada de novos negócios. “Assinamos hoje algo muito importante para a cidade, a economia e a geração de emprego – que é a nossa grande preocupação diante dos efeitos da pandemia. Caucaia tem um potencial muito forte para o turismo. Essa obra tem uma engenharia grandiosa”, afirmou Camilo Santana.

Após licitada, o tempo estimado para conclusão das obras é de 12 meses. A intervenção é baseada em um anteprojeto realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisa Hidroviária. O prefeito Vitor Valim reforçou a importância da parceria. “Desde o meu primeiro dia na prefeitura sempre contei com o Governo do Ceará. E hoje, neste convênio assinado, vejo um sonho do nosso município se tornar realidade”, disse Valim.

O senador Cid Gomes, que é formado em Engenharia Civil, reconheceu a grandiosidade de uma obra desse porte. “Esta é a mais importante, complexa e necessária obra para esta cidade. A região está vivendo um drama e precisa ser restaurada. É uma obra que exige muitos estudos e cuidados na sua execução”, explicou.

Polo industrial

Na oportunidade, Camilo Santana assinou um projeto de lei que será enviado à Assembleia Legislativa para deliberação, doando um terreno ao município em área estratégica na região do Complexo do Pecém. No total, são 120 hectares para que ali seja instalado o Polo Industrial de Caucaia, gerando mais empregos e renda para a sua população.

Governo do Ceará também doou uma terreno de 120 hectares na área do Complexo do Pecém, para Caucaia

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder