MÊS DO TRABALHADOR

Governo do Ceará lança medidas para promover acesso ao mercado de trabalho

Por Marcelo - Em 2 de maio de 2022

O Governo do Ceará vai promover um conjunto de ações voltadas para os trabalhadores, por meio do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) durante todo este mês de maio. A abertura ocorreu nesta segunda-feira (2), na Unidade de Atendimento do Centro, em Fortaleza, com a presença da governadora do Ceará, Izolda Cela. A ação é uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), em comemoração ao Dia do Trabalhador.

Izolda Cela quer incentivar os pequenos empreendedores cearenses                 Foto: Divulgação

“O Ceará tem trabalhado muito, com o Governo liderando ações nas diversas instâncias para apoiar empresas, trabalhadores e crédito para os pequenos. Entre as ações, está o Ceará Credi, uma linha de microcrédito orientado voltada para apoiar e incentivar os pequenos empreendedores. Eles são uma fonte muito importante de crescimento, de força para a nossa economia. Investimos em ações sempre pautadas na preparação das pessoas, pois essa base educacional é necessária. Temos que ter uma geração bem preparada, e assim abraçar as oportunidades de emprego e renda”, disse Izolda Cela.

Os trabalhadores que comparecerem às unidades de atendimento do IDT/Sine em Fortaleza ou no interior contarão com uma programação diversificada que inclui mais de 3 mil oportunidades de colocação no mercado de trabalho, bem como de geração de renda. Entre vagas de emprego, concessão de crédito (para os que pretendem empreender) e encaminhamentos para serviços autônomos.

Com a programação especial, Vladyson Viana, presidente do IDT, projeta atender cerca de 60 mil pessoas este mês. Serão promovidas palestras; plantão para análise de currículo e orientação profissional; atendimento para profissionais autônomos e pessoas com deficiência; cadastro, tira-dúvidas e habilitação ao seguro-desemprego; acesso ao microcrédito (através do Ceará Credi), e outras atividades voltadas à informação e à geração de oportunidades de trabalho e renda.

“Estamos trabalhando muito, temos um planejamento estratégico que procura incentivar os setores que mais geram oportunidades aos cearenses. Fábricas expandindo, recuperação do agronegócio, e a gente procura capacitar nossos trabalhadores, para que encontrem não apenas recolocação, mas que exista uma melhoria salarial. Continuar crescendo é um dos grandes desafios da economia cearense”, completou Maia Júnior, titular da Sedet.

Mais notícias

Ver tudo de IN Connection