no Museu da Imagem e do Som

Governo do Ceará lança Projeto H-Tec para impulsionar setor de energias renováveis

Por Deusdedit Neto - Em 06/05/2024 às 5:49 PM

240506 Lanc Programa H Tec Ts9753 768x512

Foto: Divulgação / Governo do Ceará

O Governo do Ceará deu um passo significativo nesta segunda-feira, 6, rumo ao fortalecimento e qualificação de profissionais na área de energias renováveis com o lançamento do Projeto H-Tec. Com um investimento total de R$ 34 milhões ao longo de quatro anos, o projeto prevê a abertura de laboratórios em 13 municípios e a formação de 12 mil técnicos e multiplicadores de conhecimento. O evento de lançamento, liderado pelo governador Elmano de Freitas (PT), ocorreu no Museu da Imagem e do Som (MIS), em Fortaleza.

“Estamos construindo algo que vai transformar permanentemente a economia do nosso estado. Este desafio de construir mão de obra para um setor tão importante é fundamental. Estamos melhorando a infraestrutura do Ceará, unindo esforços para produzir conhecimento e levar o estado a um novo patamar”, destacou Elmano de Freitas.

Além disso, o governador ressaltou o compromisso do projeto com a inclusão de gênero: “Pelo menos 20% das vagas de formação deste projeto serão destinadas para as mulheres”.

O Projeto H-Tec conta com parcerias importantes, incluindo a Secretaria do Trabalho do Ceará (SET), Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (Uece), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec).

A titular da Secitece, Sandra Monteiro, enfatizou a importância estratégica do projeto: “O lançamento do Projeto H-Tec renova o compromisso do Governo do Ceará com a ciência e aproxima os cidadãos do mercado de trabalho. As energias renováveis, especialmente no Nordeste, são cruciais para o desenvolvimento. O Estado tem investido e está alinhado com o Governo Federal na busca pelo crescimento deste setor”.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder