DESBUROCRATIZAÇÃO E MODERNIZAÇÃO

Governo extingue prova de vida para os aposentados e pensionistas do INSS

Por Marcelo - Em 02/02/2022 às 4:31 PM

O ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Ciro Nogueira, participou nesta quarta-feira (2) da cerimônia de Modernização da Prova de Vida do INSS, que visa desburocratizar o procedimento que tem como um de seus objetivos principais coibir a ocorrência de fraude no pagamento dos benefícios. Além disso, deverá facilitar a vida de aposentados e pensionistas.

Jair Bolsonaro, aposentado e Oxyx Lorenzoni mostram a portaria                   Foto: Divulgação

“São 36 milhões de brasileiros que não precisarão mais ter de se desgastar em deslocamentos para realizar esse procedimento em bancos ou postos do INSS. É mais uma notícia muito boa e que consolida o Brasil na era da modernização”, salientou o ministro Ciro Nogueira.

Quem anunciou as novidades, junto com o presidente Jair Bolsonaro, foi o presidente do INSS, José Carlos Oliveira, destacando que a partir de agora, a prova de vida será feita pelo próprio Governo Federal, a partir da consulta de diversas bases de dados – públicas e privadas – para saber se determinada pessoa está viva.

Jair Bolsonaro, Ciro Nogueira e Marcelo Queiroga, durante a solenidade

Dentre as bases que deverão ser consultadas estão a renovação da carteira de identidade, do passaporte e informações do Tribunal Superior Eleitoral, para o registro de votação nesta e nas próximas eleições. Caso a pessoa não seja encontrada, o INSS terá parcerias para que seja realizada a captura da biometria na própria residência dos segurados.

As novas medidas entram em vigor a partir desta quinta-feira, quando a portaria assinada pelo presidente Bolsonaro for publicada no Diário Oficial da União. A boa notícia é que ninguém poderá ter o seu pagamento bloqueado por falta da prova de vida, que está suspensa até 31 de dezembro deste ano, prazo para o INSS implementar as novas regras.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder