SIMPLES NACIONAL E MEIS
Guedes afirma que solucionará o veto do presidente Bolsonaro à Lei do Refis e que reajuste parcial dos servidores é inviável
Por Marcelo - Em 10/01/2022 às 7:13 PM
O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta segunda-feira (10), que não deverá ser difícil resolver a questão do veto do presidente Jair Bolsonaro à Lei do Refis, que viabiliza o parcelamento de cerca de R$ 50 bilhões em dívidas tributárias de empresas do Simples Nacional e de microempreendedores individuais (MEIs).
Mas destacou ser contrário à concessão de aumentos salariais para uma parte dos servidores federais este ano, como os das forças policiais ligadas ao Poder Executivo, como Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e agentes penitenciários.
Segundo Guedes, a concessão de reajuste para uma pequena parte do Executivo federal pode gerar grande insatisfação por parte dos outros servidores, gerando uma forte pressão interna e que, por esse motivo, o melhor seria não aumentar os salários de nenhuma das categorias que integram o Governo Federal.
Uma opção apontada por Paulo Guedes seria promover um atrelamento da reestruturação salarial das carreiras do Executivo federal a uma aprovação da reforma administrativa. Mas essa opção foi praticamente descartada pelo Governo Federal, devido a este ser um ano de eleições presidenciais.