Mais de 24 mil cirurgias realizadas

Hospital Estadual Leonardo Da Vinci completa quatro anos de serviços de saúde

Por Deusdedit Neto - Em 26/03/2024 às 9:40 AM

Img 7406 1200x800 1

Foto: Divulgação

O Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), completa neste sábado, 23, quatro anos de cuidado e atenção à saúde da população cearense. O hospital era uma unidade particular e foi requisitado, em 2020 pelo Estado para atender à situação de emergência da pandemia da covid-19. Ao longo dos anos, tornou-se referência em cirurgia de média e alta complexidade, somando mais de 24.500 mil cirurgias realizadas até fevereiro de 2024.

Para o diretor-geral do Helv, Emídio Teixeira, o primeiro grande desafio foi o enfrentamento à covid-19. “E ao longo desses outros anos, outro desafio foi identificar qual era realmente o papel do hospital dentro da rede de saúde do estado, qual era o nosso perfil, o que poderia ser melhor para atender a sociedade no cuidado da saúde. No início, tivemos o desafio do mutirão, contribuindo para a redução das filas cirúrgicas de forma eletiva, que tinham ficado suprimidas durante o período da pandemia, e fomos percebendo que temos essa capacidade de responder melhor no cuidado dentro de um perfil cirúrgico”, relembra Teixeira.

O Helv atende pacientes cirúrgicos nas áreas de cirurgia-geral, urologia, otorrinolaringologia (adulto e pediátrico), ortopedia e cabeça e pescoço. Além disso, conta com 59 leitos de UTI, 94 leitos de clínica médica e 82 leitos de clínica cirúrgica. Até fevereiro de 2024, registrou 26.167 internações e realizou 1.549.213 exames laboratoriais, 85.460 exames de imagem e mais de 70 mil internações. “Somos retaguarda para os hospitais do estado, sempre encontrando a melhor forma de a cada dia oferecer o melhor cuidado, a melhor atenção para os nossos pacientes”, ressalta o diretor-geral.

Os números são traduzidos no cuidado a cada paciente e a cada colaborador. Antônio Wuandson Costa, 17, viu o seu sonho de participar dos jogos escolares ser interrompido em 2021, quando rompeu o ligamento do joelho, jogando futsal com amigos. De lá para cá, relata, o joelho ficava falseando. Em 13 de março deste ano, ele foi submetido a uma cirurgia no Helv.

“Eu já tinha perdido as esperanças, depois apareceu a consulta e até a cirurgia não esperei nem dois meses. Agora vou fazer tudo que eu sempre quis, vou aproveitar as coisas que sempre tive vontade. Quero voltar para academia e depois praticar algum tipo de luta”, planeja.

Comemorações

A comemoração de aniversário do Helv, foi realizada nos dias 21 e 22 de março, com a Jornada do Conhecimento. Uma exposição sobre a atuação dos diversos setores assistenciais, administrativos e de apoio, que organizam e dão vida ao hospital, foi montada na praça do Piano da unidade. A abertura contou com a participação do Coral Helv, formado por trabalhadores da unidade e homenagem da Ouvidoria aos funcionários mais elogiados de 2023. Já no dia 22 de março, ocorreu o tradicional parabéns.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder