MEC

Izolda Cela no Grupo de Trabalho Interministerial: “Nosso objetivo é propor políticas de prevenção e enfrentamento da violência nas escolas”

Por Deusdedit Neto - Em 06/04/2023 às 3:28 PM

Ftch06sauaqnk6a

Foto: Reprodução

A secretária-executiva do Ministério da Educação (MEC) e ex-governadora do Ceará, Izolda Cela (sem partido), publicou nesta quinta-feira, 6, imagens da primeira reunião do Grupo de Trabalho Interministerial, que visa discutir ações para enfrentamento e prevenção à violência nas escolas brasileiras. Na quarta, 5, uma unidade escolar infantil em Blumenau, em Santa Catarina, foi atacada, resultando na morte de quatro crianças e deixando cinco feridas.

Além do titular da Pasta, o senador licenciado e ex-governador do Ceará, Camilo Santana (PT) – que é o coordenador do Grupo – também participaram representantes dos ministérios da Justiça e Segurança Pública, Direitos Humanos e da Cidadania, das Comunicações, da Saúde, da Cultura, do Esporte e a Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria-Geral da Presidência da República.

“Nosso objetivo é propor políticas de prevenção e enfrentamento da violência nas escolas”, escreveu a secretária-executiva do MEC em publicação no Twitter.

Prevenção

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou a liberação de R$ 150 milhões para ampliar as patrulhas escolares em todo o país, em meio à onda de ataques a escolas e creches. Na tragédia mais recente, ocorrida na manhã desta quarta-feira, 5, em Blumenau, em Santa Catarina, um homem invadiu a creche Cantinho Bom Pastor, matando quatro crianças e ferindo pelo menos outras três. A Polícia Civil catarinense informou que o autor do atentado foi preso após se entregar na central de plantão policial da região.

“O valor incialmente é de R$ 150 milhões, do Fundo Nacional de Segurança Pública, [destinados a] estados e municípios que detêm a competência constitucional para fazer esse patrulhamento ostensivo. Os editais devem ser publicados na semana que vem”, informou Dino em entrevista no Palácio do Planalto, após se reunir com o presidente e outros ministros. As rondas escolares correspondem ao policiamento ostensivo realizado pela Polícia Militar ou Guardas Civis nas portas e arredores de unidades escolares e creches, como forma de reforçar a segurança pública nesses locais, que concentram grande circulação de crianças e adolescentes.

 

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder