TRANSIÇÃO ENERGÉTICA

Izolda Cela visita obras da primeira usina de H2V da América Latina, no Pecém

Por Marcelo - Em 26/08/2022 às 8:05 PM

A governadora Izolda Cela visitou, nesta sexta-feira (26), a planta do que será a primeira usina de Hidrogênio Verde da América Latina. Localizada na área do Complexo do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, a usina tem previsão de inauguração em dezembro deste ano e possui capacidade para produzir até 178 toneladas de H2V anuais. Movimentará a cadeia produtiva do Hidrogênio Verde no Ceará em várias dimensões, desde a escalabilidade, passando por parcerias com foco na geração, armazenamento, mobilidade e outras. Tudo isso favorecendo a utilização de fontes de energia limpa.

Izolda Cela conheceu a futura planta de Hidrogênio Verde da EDP                 Foto: Divulgação

Izolda Cela salientou a importância da existência de mais incentivos em prol do desenvolvimento de energias renováveis. “Pensar em novas energias é um movimento muito positivo para todos. Essa usina é um marco para o Ceará e para o Brasil. Nosso Estado é a casa do Hidrogênio Verde“, disse. Também estiveram presentes o titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Maia Júnior; o presidente do Complexo do Pecém, Danilo Serpa; a secretária executiva da Indústria da Sedet, Roseane de Medeiros, além de outras autoridades.

Maia Júnior comemorou o desenvolvimento das obras e lembrou do compromisso da governadora em fazer do Ceará um estado verde. “Hoje é um dia importante para o Ceará. O Hidrogênio Verde é algo de muito futuro e de muita transformação para o Estado. Estamos felizes em ver o andamento das construções, como também em saber que já em dezembro a gente vai ter a primeira planta de Hidrogênio Verde da América Latina em funcionamento. O Ceará tem esse compromisso de ser um estado verde”, afirmou.

Danilo Serpa ressaltou o protagonismo do Ceará dentro da pauta sobre energias renováveis, desde a década de 90. “Neste período novo de transição energética, de mudança de matriz energética, temos nos destacado, sendo protagonistas não só no Brasil, mas também na América Latina, para ser o maior produtor de Hidrogênio Verde, exportando para os Estados Unidos, Europa e também abastecendo as indústrias aqui do Brasil”, comentou.

Integrantes da comitiva do Governo do Ceará estiveram também na sala de controle da unidade industrial

Parceria

A implantação da nova unidade industrial em São Gonçalo do Amarante é resultado do trabalho de Pesquisa & Desenvolvimento da termelétrica Energia Pecém e envolve o investimento inicial de R$ 42 milhões. Com a chegada da usina de H2V, a ideia é substituir o carvão mineral na UTE Energia Pecém (720MW). A instalação será em área disponível junto à termelétrica e será alimentado por Planta Fotovoltaica de 3 MW para uma unidade de capacidade de 1,25 MW de eletrólise.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder