Pela primeira vez,
Janaína Farias assume cadeira no Senado Federal com licença de Augusta Brito
Por Redação IN Poder - Em 02/04/2024 às 9:51 AM
Segunda suplente do senador licenciado e ministro da Educação, Camilo Santana, Janaína Farias (PT) assumiu a cadeira deixada pela senadora Augusta Brito (PT) nesta terça-feira, 2. Pré-candidata à Prefeitura de Crateús, a petista assume o posto no Senado Federal pela primeira vez desde o ano passado.
Por meio de suas redes sociais, Janaína agradeceu pela oportunidade e descreveu o momento como “uma nobre e importante missão junto ao Brasil e ao meu Ceará”. “Manifesto minha admiração à Senadora Augusta Brito por seu comprometimento com uma política do bem e inclusiva. Minha eterna gratidão ao nosso líder e Ministro Camilo Santana, que sempre acreditou no meu trabalho e me proporcionou tantas oportunidades ao longo desta jornada”, escreveu a parlamentar.
“São muitos sentimentos hoje, mas o maior deles é a gratidão!”, completou. Enquanto Augusta esteve como senadora, Janaína fazia parte do Ministério da Educação, onde era Chefe de Assessoria Especial. Ela já havia trabalhado com Camilo no Governo do Ceará e é considerada uma das pessoas de confiança do Ministro.
Augusta, por sua vez, ao que tudo indica, não tem pretensões eleitorais neste ano. Apesar de ser cogitada pelo presidente estadual do PT para disputar as eleições para o Executivo em Fortaleza, a ex-deputada estadual não deve ter seu nome nas urnas em 2024. Ela é, assim como no ano de 2022, cogitada para assumir uma secretaria no Governo do Ceará.
Nos últimos dias, com a saída de Waldemir Catanho da Secretaria da Articulação Política (Seap) para concorrer à Prefeitura de Caucaia, Augusta tem seu nome ligado à Pasta e pode passar a fazer parte do corpo de secretariado do governador Elmano de Freitas.