Compromisso

José Sarto assina termo com Unicef sobre políticas públicas de infância e adolescência no Jangurussu

Por Viviane Ferreira - Em 02/12/2022 às 10:42 AM

01 12 2022 Unicef 81p2151

José Sarto

O prefeito José Sarto assinou, na quinta-feira (1º), um termo de compromisso com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para o fortalecimento das políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes, com foco no bairro Jangurussu, no período 2022-2024.

A cooperação faz parte da iniciativa #AgendaCidadeUNICEF – Fortaleza para cada criança e adolescente, e tem como objetivo integrar as áreas de educação, saúde, assistência social, primeira infância, cultura e juventude.

O pacto conta com ações como o enfrentamento da evasão escolar; atualização do calendário de vacina e prevenção de doenças para crianças de zero a cinco anos; criação de rede de proteção integral na primeira infância; além de capacitação e inserção do jovem no mercado de trabalho, dentre outras ações.

De acordo com Sarto, o Jangurussu possui indicadores sociais que justificam a presença da ação com apoio técnico da Unicef, além de outras instituições parceiras do bairro. “Vamos reforçar essas políticas públicas nos próximos dois anos. O Jangurussu representa a parte da desigualdade de Fortaleza que precisa ser reduzida, e a partir da integração dessas áreas e das metas estabelecidas, teremos resultados positivos para as crianças e os adolescentes do bairro. Este é um projeto piloto que estamos desenvolvendo com a Unicef e, certamente após o êxito, iremos expandir para outros bairros de Fortaleza”, enfatizou.

Fortaleza integra o grupo de oito capitais brasileiras apoiadas pelo Unicef que irão se dedicar a bairros com menor índice de desenvolvimento humano, conforme a coordenadora nacional da iniciativa Agenda Cidade Unicef, Rosana Vega. “Este é um movimento de pessoas para a prevenção e a proteção de crianças e adolescentes contra a violência, sobretudo. Para isso, é muito importante ter acesso à escola, oportunidades laborais e acesso a saúde mental, por exemplo”, reforçou.

A coordenadora especial de relações institucionais da Prefeitura, Joana Nogueira, detalha que a ideia é trabalhar de forma sistêmica e intersetorial. “Vamos buscar criança por criança para garantir que elas estão indo a escola, recebendo vacina, tendo esporte, lazer e perspectiva de futuro. O que a gente mais quer é bons serviços de maneira prioritária”, disse.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder