ex-prefeito do Rio

Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro cassa mandato de deputado federal de Marcelo Crivella

Por Deusdedit Neto - Em 29/05/2023 às 2:27 PM

Marcelo Crivella 2017 2185.jpg

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Ex-prefeito do Rio de Janeiro e atual deputado federal, Marcelo Crivella (Republicanos) teve seu mandato cassado neste domingo, 28, pela Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro. A determinação foi dada pela juíza Márcia Santos Capanema de Souza, da 23ª Zona Eleitoral do Rio de Janeiro, e ocorre por conta do caso envolvendo os “Guardiões do Crivella”. O deputado recorreu da decisão nesta segunda, 29.

Tanto o ex-prefeito quanto o seu assessor especial, Marcos Luciano, foram condenados por abuso de poder político e conduta vedada, fato que a justiça considerou como desequilibrante para a disputa eleitoral. A defesa de Crivella frisou que a cassação não tem efeito imediato. Além da cassação, Crivella ficará inelegível por 8 anos.

Ainda conforme a nota enviada a reportagem do G1 do Rio de Janeiro, a assessoria de imprensa ainda pontou que “não cabe a uma juíza eleitoral de primeira instância cassar o mandato de um deputado federal”.

Os Guardiões do Crivella foi um grupo de funcionários comissionados da Prefeitura do Rio de Janeiro que passaram a atrapalhar o trabalho da imprensa na porta de hospitais, na época da Covid-19. Eles foram posicionais em formato de revezamento, com escala de plantão. A ideia também passava por tentar desestimular denúncias da população em desfavor da prefeitura. O caso revelado pela TV Globo.

 

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder