
Inclusão Digital
Leo Couto apresenta projeto para capacitar jovens em Inteligência Artificial
Por Oceli Lopes - Em 09/05/2025 às 3:43 PM

Presidente Leo Couto na tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza. Foto: Érika Fonseca/CMFor
Está tramitando na Câmara Municipal o Projeto de Lei 232/2025, de iniciativa do presidente, vereador Leo Couto (PSB), criando o Programa de Letramento Digital em Fortaleza.
A ideia é capacitar a população mais vulnerável em áreas como Programação, Jogos Digitais e Inteligência Artificial. O setor vem crescendo em Fortaleza e em todo o Ceará diante dos investimentos estadual e internacional em inovação e tecnologia, em especial no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP).
“O uso adequado das novas tecnologias não só pode ser valoroso para aprimorar os processos de ensino e aprendizagem, como igualmente vem se tornando fonte de oportunidade de negócios e geração de renda para inúmeras famílias”, afirmou Leo Couto.
O projeto pretende promover a inclusão digital para reduzir desigualdades tecnológicas por meio da capacitação de jovens em áreas estratégicas para o mercado de trabalho.
A matéria visa ainda estimular a criatividade e o pensamento crítico, o empreendedorismo tecnológico, a criação de startups inovadoras nas 12 Secretarias Regionais da Prefeitura e estabelecer parcerias público-privadas para garantir a infraestrutura adequada, material didático atualizado e instrutores qualificados para a execução do programa.
O programa vai ofertar cursos gratuitos de Programação, Jogos Digitais e IA, com certificação reconhecida pelo mercado.
Também propõe criação de laboratórios tecnológicos equipados para a prática de atividades computacionais e projetos de inovação; por meio de instituições de ensino, empresas de tecnologia e entidades do terceiro setor, assim como a promoção de eventos, hacktathons e desafios de inovação para estimular o desenvolvimento de soluções tecnológicas.
Deverão ser disponibilizadas bolsas de estudo e estágios para os participantes com melhor desempenho; e programas de formação de professores e gestores da rede pública, para desenvolver novas metodologias de ensino e aprendizagem, integrando as tecnologias digitais aos processos educativos.
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