
Primeira-Dama do Ceará
Lia de Freitas agraciada com a Medalha Boticário Ferreira na Câmara Municipal
Por Oceli Lopes - Em 09/04/2025 às 2:10 AM

Lia de Freitas é condecorada ao lado de amigos e amigas que foram prestigiá-la. Foto: Zerosa Filho/CMFor
A Câmara de Fortaleza homenageou na noite de terça-feira, 8, no Plenário Fausto Arruda, a Primeira-dama do Estado do Ceará, Lia Gondim Araújo de Freitas, com a entrega da Medalha Boticário Ferreira, maior comenda do Legislativo Municipal, por seu desempenho e dedicação nos serviços prestados à sociedade de Fortaleza. A Sessão Solene foi presidida pelo presidente da Casa, vereador Leo Couto (PSB).
Leo disse de sua alegria em participar da homenagem à Primeira-Dama e afirmou ter acompanhado de perto o trabalho da agraciada em prol da população mais carente do Estado. “Hoje é um dia feliz por estar recebendo essa amiga, essa pessoa espetacular, que tem o desejo de servir, uma pessoa religiosa, enfim, uma pessoa fantástica”, disse o presidente.
Propositor da homenagem, o vereador Aglaylson (PT) enfatizou a competência da Primeira- Dama e ressaltou a atuação da homenageada no programa Ceará Sem Fome. “Acho mais do que justo homenagear uma pessoa que vem realizando um grande trabalho. Digo que não é só por ser a Primeira-Dama do Estado, mas a competência e o compromisso com o social. Fazer a gestão de um programa desse, que eu tive o prazer de compartilhar com ela quando estive no governo, de garantir que mais de 50 mil refeições cheguem à mesa do povo cearense. Fortaleza é a cidade mais beneficiada, que além da refeição, tem também o cartão do Ceará Sem Fome, onde 53 mil famílias são beneficiadas. São 300 reais que, mensalmente, as famílias recebem para comprar alimentos.”

Lia de Freitas com a filha, Maria Beatriz, de seis anos, sendo aplaudida pelo presidente Leo Couto. Foto: André Lima/CMFor
Lia Gondim Araújo de Freitas falou de sua gratidão pela homenagem. “A gente está aqui com alegria realmente no coração, poder celebrar essa noite, uma noite que a gente tem esse gesto coletivo por um Ceará Sem Fome. Mas aqui nessa Casa eu tive a oportunidade de atuar oito anos, na assessoria dos nossos vereadores do PT. Agradeço muito ao presidente Leo Couto, a iniciativa do meu vereador Aglaylson do PT, e a todos os que fazem essa Casa e aprovaram, por unanimidade, essa Medalha tão importante para a nossa vida. É uma noite para a gente poder celebrar. Muito obrigada a todos de Fortaleza, a todos os vereadores que aqui simbolizam, nossos fortalezenses, por essa grande homenagem.”
Estiveram presentes à solenidade, a vice-governadora do Estado do Ceará e secretária de Estado da Proteção Social, Jade Romero; a vice-prefeita de Fortaleza e Secretária Municipal de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Gabriella Aguiar; a Primeira-Dama de Fortaleza, Cristiane Leitão; o procurador-geral de Justiça do Estado do Ceará, Haley de Carvalho Filho; a defensora pública geral do Estado do Ceará, Sâmia Farias; o deputado estadual Guilherme Sampaio e a senhora Cristina França de Deus Silva, representando todos (as) que fazem parte do Programa Ceará sem Fome.
Além dos que compuseram à mesa do evento, estiveram também os vereadores de Fortaleza, Adail Júnior (PDT), Luiz Sérgio (PSB), Dr. Vicente (PT), Michel Lins (PRD) e Professora Adriana Almeida (PT). E a deputada Jô Farias (PT) e Acrísio Sena (PT).
Perfil

Vereador Aglaylson, Lia de Freitas, Maria Beatriz, Leo Couto. Foto: André Lima/CMFor
A Primeira-Dama do Estado e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Ceará Sem Fome, Lia Gondim Araújo de Freitas, nasceu na cidade de Fortaleza, mas com raízes na cidade de Russas/CE. Filha do Senhor Zilmar Freitas e da Senhora Gláucia Gondim, Lia possui duas irmãs: Lívia e Léa. Em 2023, tornou-se Primeira-Dama ao lado de Elmano de Freitas, eleito governador do Ceará. Lia e Elmano são casados há 11 anos e possuem uma filha: Maria Beatriz, de seis anos de idade.
Lia de Freitas é servidora pública da Prefeitura de Fortaleza há 21 anos, com atuação administrativa e técnica na Guarda Municipal de Fortaleza e como membro da Comissão de Desenvolvimento dos Planos de Cargos e Carreiras dos Servidores na então Secretaria de Administração do Município.
Com dedicação e compromisso, Lia sempre colaborou em projetos voltados aos servidores públicos municipais. Formada em Administração Pública pela Universidade Estadual do Ceará (2005) e em Administração (2004) pela mesma instituição, Lia também é mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela UECE. Atualmente, está no sétimo semestre de Medicina pela UNIFOR. Graduação, esta, que era um sonho de vida.
Desde 2023, a Primeira-Dama Lia de Freitas está à frente do Ceará Sem Fome do Governo do Estado. O programa, idealizado pelo governador Elmano de Freitas, é apontado como uma das maiores políticas públicas de superação da pobreza do Brasil, por meio de suas ações emergenciais e também estruturantes, que têm impactado na vida de milhares de cearenses em extrema vulnerabilidade todos os dias.
Desde a sua criação, o Ceará Sem Fome já distribuiu mais de 35 milhões de refeições em 1.300 cozinhas nos 184 municípios. O Cartão Ceará Sem Fome, com o valor de R$ 300, já fez circular mais de R$ 250 milhões na economia dos municípios. Já as Campanhas de Arrecadação com grandes parceiros resultaram nas arrecadações, até dezembro de 2024, e entregas de mais de 200 toneladas de alimentos para 148 entidades credenciadas pelo programa, e que trabalham com pessoas em vulnerabilidade social.
Com o eixo +Qualificação e Renda, lançado em junho de 2024, o programa Ceará Sem Fome agora trabalha para proporcionar autonomia financeira de seus beneficiários, por meio de qualificações para o mercado formal ou para o empreendedorismo. O programa é muito mais do que um prato de comida. É uma dose generosa de dignidade e esperança de dias melhores.
A Medalha

Lia de Freitas faz seu discurso de agradecimento para um plenário lotado. Foto: André Lima/CMFor
A comenda leva o nome de Antônio Rodrigues Ferreira (Boticário Ferreira), político que se destacou como administrador quando assumiu a Prefeitura de Fortaleza, no período de 1843 a 1859, cargo que exerceu até sua morte. Ele nasceu no Rio de Janeiro em 1799.
A medalha foi instituída em 1981 pela Câmara de Fortaleza para premiar o mérito cívico do cidadão que se distingue pela notoriedade do saber, relevantes serviços prestados à coletividade, e exemplos de dedicação ao serviço público.
Com informações da CMFor.
Mais notícias


Varejo de luxo
