Primeira-Dama do Ceará

Lia de Freitas agraciada com a Medalha Boticário Ferreira na Câmara Municipal

Por Oceli Lopes - Em 09/04/2025 às 2:10 AM

Lia Freitas 2 Foto Zerosa Filho Cmfor

Lia de Freitas é condecorada ao lado de amigos e amigas que foram prestigiá-la. Foto: Zerosa Filho/CMFor

A Câmara de Fortaleza homenageou na noite de terça-feira, 8, no Plenário Fausto Arruda, a Primeira-dama do Estado do Ceará, Lia Gondim Araújo de Freitas, com a entrega da Medalha Boticário Ferreira, maior comenda do Legislativo Municipal, por seu desempenho e dedicação nos serviços prestados à sociedade de Fortaleza. A Sessão Solene foi presidida pelo presidente da Casa, vereador Leo Couto (PSB).

Leo disse de sua alegria em participar da homenagem à Primeira-Dama e afirmou ter acompanhado de perto o trabalho da agraciada em prol da população mais carente do Estado. “Hoje é um dia feliz por estar recebendo essa amiga, essa pessoa espetacular, que tem o desejo de servir, uma pessoa religiosa, enfim, uma pessoa fantástica”, disse o presidente.

Propositor da homenagem, o vereador Aglaylson (PT) enfatizou a competência da Primeira- Dama e ressaltou a atuação da homenageada no programa Ceará Sem Fome. “Acho mais do que justo homenagear uma pessoa que vem realizando um grande trabalho. Digo que não é só por ser a Primeira-Dama do Estado, mas a competência e o compromisso com o social. Fazer a gestão de um programa desse, que eu tive o prazer de compartilhar com ela quando estive no governo, de garantir que mais de 50 mil refeições cheguem à mesa do povo cearense. Fortaleza é a cidade mais beneficiada, que além da refeição, tem também o cartão do Ceará Sem Fome, onde 53 mil famílias são beneficiadas. São 300 reais que, mensalmente, as famílias recebem para comprar alimentos.”

Lia Freitas Foto Ndré Lima Cmfor

Lia de Freitas com a filha, Maria Beatriz, de seis anos, sendo aplaudida pelo presidente Leo Couto. Foto: André Lima/CMFor

Lia Gondim Araújo de Freitas falou de sua gratidão pela homenagem. “A gente está aqui com alegria realmente no coração, poder celebrar essa noite, uma noite que a gente tem esse gesto coletivo por um Ceará Sem Fome. Mas aqui nessa Casa eu tive a oportunidade de atuar oito anos, na assessoria dos nossos vereadores do PT. Agradeço muito ao presidente Leo Couto, a iniciativa do meu vereador Aglaylson do PT, e a todos os que fazem essa Casa e aprovaram, por unanimidade, essa Medalha tão importante para a nossa vida. É uma noite para a gente poder celebrar. Muito obrigada a todos de Fortaleza, a todos os vereadores que aqui simbolizam, nossos fortalezenses, por essa grande homenagem.”

Estiveram presentes à solenidade, a vice-governadora do Estado do Ceará e secretária de Estado da Proteção Social, Jade Romero; a vice-prefeita de Fortaleza e Secretária Municipal de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Gabriella Aguiar; a Primeira-Dama de Fortaleza, Cristiane Leitão; o procurador-geral de Justiça do Estado do Ceará, Haley de Carvalho Filho; a defensora pública geral do Estado do Ceará, Sâmia Farias; o deputado estadual Guilherme Sampaio e a senhora Cristina França de Deus Silva, representando todos (as) que fazem parte do Programa Ceará sem Fome.
Além dos que compuseram à mesa do evento, estiveram também os vereadores de Fortaleza, Adail Júnior (PDT), Luiz Sérgio (PSB), Dr. Vicente (PT), Michel Lins (PRD) e Professora Adriana Almeida (PT). E a deputada Jô Farias (PT) e Acrísio Sena (PT).

Perfil

Lia De Freitas Foto André Lima

Vereador Aglaylson, Lia de Freitas, Maria Beatriz, Leo Couto. Foto: André Lima/CMFor

A Primeira-Dama do Estado e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Ceará Sem Fome, Lia Gondim Araújo de Freitas, nasceu na cidade de Fortaleza, mas com raízes na cidade de Russas/CE. Filha do Senhor Zilmar Freitas e da Senhora Gláucia Gondim, Lia possui duas irmãs: Lívia e Léa. Em 2023, tornou-se Primeira-Dama ao lado de Elmano de Freitas, eleito governador do Ceará. Lia e Elmano são casados há 11 anos e possuem uma filha: Maria Beatriz, de seis anos de idade.

Lia de Freitas é servidora pública da Prefeitura de Fortaleza há 21 anos, com atuação administrativa e técnica na Guarda Municipal de Fortaleza e como membro da Comissão de Desenvolvimento dos Planos de Cargos e Carreiras dos Servidores na então Secretaria de Administração do Município.

Com dedicação e compromisso, Lia sempre colaborou em projetos voltados aos servidores públicos municipais. Formada em Administração Pública pela Universidade Estadual do Ceará (2005) e em Administração (2004) pela mesma instituição, Lia também é mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela UECE. Atualmente, está no sétimo semestre de Medicina pela UNIFOR. Graduação, esta, que era um sonho de vida.

Desde 2023, a Primeira-Dama Lia de Freitas está à frente do Ceará Sem Fome do Governo do Estado. O programa, idealizado pelo governador Elmano de Freitas, é apontado como uma das maiores políticas públicas de superação da pobreza do Brasil, por meio de suas ações emergenciais e também estruturantes, que têm impactado na vida de milhares de cearenses em extrema vulnerabilidade todos os dias.

Desde a sua criação, o Ceará Sem Fome já distribuiu mais de 35 milhões de refeições em 1.300 cozinhas nos 184 municípios. O Cartão Ceará Sem Fome, com o valor de R$ 300, já fez circular mais de R$ 250 milhões na economia dos municípios. Já as Campanhas de Arrecadação com grandes parceiros resultaram nas arrecadações, até dezembro de 2024, e entregas de mais de 200 toneladas de alimentos para 148 entidades credenciadas pelo programa, e que trabalham com pessoas em vulnerabilidade social.

Com o eixo +Qualificação e Renda, lançado em junho de 2024, o programa Ceará Sem Fome agora trabalha para proporcionar autonomia financeira de seus beneficiários, por meio de qualificações para o mercado formal ou para o empreendedorismo. O programa é muito mais do que um prato de comida. É uma dose generosa de dignidade e esperança de dias melhores.

A Medalha

Lia De Freitas No Plenário. Foto André Lima

Lia de Freitas faz seu discurso de agradecimento para um plenário lotado. Foto: André Lima/CMFor

A comenda leva o nome de Antônio Rodrigues Ferreira (Boticário Ferreira), político que se destacou como administrador quando assumiu a Prefeitura de Fortaleza, no período de 1843 a 1859, cargo que exerceu até sua morte. Ele nasceu no Rio de Janeiro em 1799.

A medalha foi instituída em 1981 pela Câmara de Fortaleza para premiar o mérito cívico do cidadão que se distingue pela notoriedade do saber, relevantes serviços prestados à coletividade, e exemplos de dedicação ao serviço público.

Com informações da CMFor.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder