Fórum Jurídico

Lisboa vira palco do poder brasileiro no polêmico “Gilmarpalooza”

Por Aflaudisio Dantas - Em 02/07/2025 às 9:17 AM

 Ja 5544

Ministro Gilmar Mendes do STF criou o evento em 2013

O Fórum Jurídico de Lisboa tem início nesta quarta-feira (2) na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e reúne ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), integrantes do governo federal, parlamentares, governadores, empresários e juristas brasileiros. O evento vai até sexta-feira (5) e tem como tema central “O mundo em transformação — Direito, democracia e sustentabilidade na era inteligente”.

Criado em 2013 pelo ministro Gilmar Mendes, o fórum é organizado pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), em parceria com o Lisbon Public Law Research Centre e a FGV Justiça. O evento ficou conhecido informalmente como “Gilmarpalooza” pela grande presença de autoridades e pelo ambiente de intensa circulação política.

Entre os ministros do STF confirmados estão Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Flávio Dino e André Mendonça. Do governo federal participam ministros como Alexandre Silveira (Minas e Energia), Camilo Santana (Educação), Jader Filho (Cidades), Jorge Messias (Advocacia-Geral da União) e Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública).

Também estão presentes o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), além de parlamentares como Arthur Lira, Orlando Silva, Tabata Amaral e os senadores Rodrigo Pacheco e Ciro Nogueira. Sete governadores brasileiros participam do evento: Tarcísio de Freitas (SP), Eduardo Leite (RS), Cláudio Castro (RJ), Helder Barbalho (PA), Mauro Mendes (MT), Ronaldo Caiado (GO) e Rafael Fonteles (PI). O procurador-geral da República, Paulo Gonet, e o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, também integram a delegação brasileira.

O fórum promove painéis, debates e palestras com foco em temas jurídicos e institucionais, especialmente relacionados às transformações tecnológicas, à democracia e ao papel do Estado. A programação inclui também convidados internacionais, como o ex-secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo.

O Gilmarpalooza 2025 acontece em meio a um contexto de tensão institucional envolvendo o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) por decreto presidencial, medida atualmente sob análise do STF. O tema tem gerado atrito entre os Três Poderes, especialmente após a Câmara dos Deputados reagir à decisão do Executivo e buscar apoio no STF. A presença simultânea de ministros do Supremo, parlamentares e integrantes do governo no fórum em Lisboa alimenta expectativas de que conversas nos bastidores possam ajudar a construir uma solução política para o impasse.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder