tarifaço
Lula faz pronunciamento em rede nacional sobre tarifas dos EUA nesta quinta-feira
Por Aflaudisio Dantas - Em 17/07/2025 às 2:30 PM

Presidente gravou pronunciamento nesta quarta-feira (16) Foto: Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) gravou um pronunciamento oficial que será veiculado nesta quinta-feira (17), em cadeia nacional de rádio e televisão, para tratar do “tarifaço” de 50% imposto pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros.
No pronunciamento, que foi realizado no Palácio da Alvorada, Lula deve reafirmar a defesa da soberania nacional e comunicar a adoção de medidas recíprocas, com base na recém-publicada Lei da Reciprocidade Econômica, aprovada em abril e regulamentada pelo presidente via decreto publicado em 15 de julho. A lei estabelece critérios de proporcionalidade para a resposta a barreiras impostas a produtos brasileiros, e já está sendo acionada como instrumento oficial de retaliação aos EUA.
A medida norte-americana, anunciada por Donald Trump no dia 9 de julho através de uma carta pública, prevê sobretaxa de 50% sobre exportações brasileiras a partir de 1º de agosto, em retaliação, segundo o governo americano, a decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) envolvendo grandes empresas de tecnologia. Na sequência, o Escritório do Representante de Comércio dos EUA (USTR) abriu uma investigação formal sobre práticas comerciais brasileiras, incluindo o sistema de pagamentos instantâneos Pix e o comércio informal da rua 25 de Março.
Durante esta quinta, o presidente da República deve destacar ainda as negociações em andamento, lideradas pelo vice-presidente Geraldo Alckmin. O vice-presidente ressaltou que o Brasil “não criou o problema, mas está trabalhando para resolvê-lo”, e defende que “o Pix é nosso, my friend”, lema que viralizou nas redes do governo.
Mais notícias
BANCO CENTRAL




























