Nova Composição

Mantovanni Colares e José Krentel são empossados desembargadores do TJCE

Por Julia Fernandes Fraga - Em 03/11/2025 às 1:25 PM

Possetjce4

Mantovanni Colares Cavalcante, Heráclito Vieira de Sousa Neto e José Krentel Ferreira Filho durante a posse na última sexta, 31. Fotos: Ascom TJCE

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) elegeu e empossou, na última sexta-feira (31), dois novos desembargadores, elevando para 55 o número de integrantes da Corte. Os magistrados Mantovanni Colares Cavalcante e José Krentel Ferreira Filho, ambos juízes de carreira, já atuavam no 2º Grau como convocados da 5ª Câmara de Direito Privado. As vagas foram preenchidas pelos critérios de antiguidade e merecimento, respectivamente.

O presidente do TJCE, desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto, conduziu a cerimônia e destacou a trajetória dos empossados. “Tive o privilégio de conviver com ambos. Somos do mesmo concurso, ingressamos em 1993 nesta missão de dirimir conflitos e prestar jurisdição à sociedade cearense”, relembrou.

Em seu discurso, José Krentel, que possui 32 anos de serviços prestados ao Judiciário, afirmou ser “uma sensação ímpar, inigualável, lógico, e de muita felicidade”. Ele agradeceu o apoio dos colegas e homenageou a mãe, Maria de Lourdes. “O compromisso com o trabalho continuará até dobrado”, garantiu.

Também com 32 anos de atuação, Mantovanni Colares Cavalcante relatou que o novo cargo traz “um misto de emoção, de alegria e de muita responsabilidade”. “O Judiciário vem enfrentando grandes desafios, e minha função é somar, contribuir e tentar fazer Justiça”, finalizou o desembargador.

Processo de escolha

A votação aberta e fundamentada para o cargo por merecimento seguiu o Edital nº 160/2025. José Krentel Ferreira Filho, titular da 2ª Vara de Sucessões de Fortaleza, somou 99,95 pontos, ficando em primeiro lugar entre 20 concorrentes. Foi a terceira vez que o magistrado figurou na lista tríplice. As juízas Maria Marleide Maciel Mendes (99,78) e Ana Cristina de Pontes Lima Esmeraldo (97,84) ficaram em segundo e terceiro lugares.

Já o juiz Mantovanni Colares Cavalcante, titular da 4ª Vara da Fazenda Pública da Capital, foi aclamado desembargador por antiguidade, conforme o Edital nº 161/2025. Cinco candidatos tiveram inscrição deferida. É a primeira eleição e posse de novos desembargadores desde a reconstrução da sede do Tribunal.

A ratificação da posse solene ocorrerá no dia 21 de novembro, às 16h, na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec).

Perfis

José Krentel Ferreira Filho nasceu em Fortaleza. Graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor) em 1987, ingressou na magistratura cearense em 1993, atuando nas comarcas de Pereiro, Jaguaribe e Quixadá antes de chegar à Capital. Foi juiz auxiliar da Presidência do TJCE (2005-2006) e diretor do Fórum Clóvis Beviláqua (2011-2013).

Mantovanni Colares Cavalcante, também natural de Fortaleza, é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Ingressou na magistratura em 1993, com passagem por Cariús, Crato e Granja. Em Fortaleza, atuou na 11ª Vara Cível e na 4ª Vara da Fazenda Pública. Foi juiz auxiliar da Corregedoria junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), coordenador da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec), ouvidor da Justiça de 1º Grau e integrante da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento dos Magistrados (Enfam). Doutor pela PUC-SP e mestre pela UFC, é professor de Direito Processual Civil e autor de quatro livros e dezenas de artigos jurídicos.

 

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder