ESCOLHA DO SECRETARIADO

Max Quintino será o novo chefe da Casa Civil do governo de Elmano de Freitas

Por Marcelo - Em 30/12/2022 às 10:16 PM

O governador eleito do Ceará, Elmano de Freitas, anunciou nesta sexta-feira (30), mais nove nomes que vão integrar o seu secretariado, a partir deste domingo (1º), quando ele e sua vice, Jade Romero, serão empossados durante cerimônia na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), seguida da transmissão de cargo por parte da governadora Izolda Cela, no Palácio da Abolição. Com estes já são 32 os anunciados para compor o primeiro escalão no novo governo.

Maximiliano Quintino será o novo secretário-chefe da Casa Civil estadual       Foto: Divulgação

O novo secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Ceará é o mestre em Economia do Setor Público pelo Programa de Pós-graduação em Economia da UFC, Maximiliano Quintino. Graduado em Geografia pela Uece, é professor estadual, foi diretor da Ematerce, além de presidente do Instituto Agropolos do Ceará e da Ceasa-CE. Atualmente estava atuando como superintendente do Detran-CE.

Para a Secretaria de Infraestrutura foi escolhido o advogado Antônio Nei de Sousa, formado em Direito pela Unifor. Além de ter atuado como secretário-executivo da Secretaria das Cidades, foi prefeito, vice e secretário municipal de Pereiro. Com ampla expertise, atuou também como assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Ceará e secretário-executivo da Pesca na Secretaria do Desenvolvimento Agrário.

Roseane Medeiros e Socorro França atuarão em Relações Internacionais e Direitos Humanos

A ex-procuradora-geral de Justiça do Ceará, Socorro França, foi anunciada como titular da Secretaria dos Direitos Humanos. Graduada em Administração de Empresas, Direito e Economia, tem mestrado em Direito Público e quase 60 anos de serviços público, com atuação em diversos órgãos estaduais, inclusive como titular da SPS e da Sejus, além de ser conselheira da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce).

A atual secretária-executiva da Indústria na Sedet, Roseane Medeiros, vai assumir a Secretaria de Relações Internacionais. Formada em Engenharia Civil pela UFC e com mestrado em Engenharia Estrutural pela PUC-RJ, já atuou na área de formação e na iniciativa privada. Presidiu entidades de classe e câmaras temáticas, além de ter sido presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC) e ser vice-presidente da FIEC.

O deputado estadual eleito para a legislatura 2023-2026, Oriel Nunes Filho, será o titular da Secretaria da Pesca e Aquicultura. Fisioterapueta e agropecuarista, foi chefe de Gabinete da Regional V da Prefeitura de Fortaleza e estava atuando como suplente na Assembleia Legislativa de 2019 até este ano.

A nutricionista Sandra Monteiro estará à frente da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) do governo Elmano. Possui mestrado e doutorado em Farmacologia pela UFC, além de pós-doutorado pela mesma instituição de ensino superior. Atuou na docência do IFCE, UFRN e Unifor. Foi responsável pela Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secitece. Hoje é chefe do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Faculdade de Medicina da UFC.

Waldemir Catanho terá a missão de realizar a articulação política do novo governo

Já para a Secretaria de Articulação Política o escolhido foi o jornalista Waldemir Catanho de Sena Júnior. Graduado pela UFC, possui um histórico de atuação junto aos movimentos estudantis e sindicais. Também exerceu o cargo de secretário de Governo da Prefeitura de Fortaleza entre 2004 a 2012, na gestão da prefeita Luizianne Lins.

Graduada em História e Pedagogia, com pós-graduação e mestrado em educação, a professora Ada Pimentel continuará como presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE). Já atuou como delegada Regional de Educação, subsecretária de Educação do Estado, secretária de Educação de Sobral e presidente da TVC.

Mitchelle Benevides Meira será a titular da Secretaria da Cidadania e Diversidade do novo governo estadual. Especialista em direitos humanos, é assessora parlamentar, vice-presidente do Conselho Estadual de Combate à Violência e Discriminação LGBT e integrante da Secretaria Nacional LGBT do PT.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder