Com debandada de cidistas,

“Melhor numa Kombi do que num trem descarrilhado”, rebate André Figueiredo sobre futuro do PDT

Por Deusdedit Neto - Em 13/11/2023 às 8:12 PM

Novo Projeto

Foto: Reprodução

O presidente nacional interino do PDT, André Figueiredo, disse nesta segunda-feira, 13, que a debandada de parlamentares do partido – liderada pelo presidente estadual da sigla, senador Cid Gomes (PDT) – não deixará o partido enfraquecido. O pedetista minimizou as possíveis saídas e ressaltou que “o PDT está muito bem”.

André aproveitou o momento para rebater a provocação dos cidistas que fazem analogia com relação ao número de parlamentares que permanecerão no partido após as desfiliações. “Pode caber num Fusca, numa Kombi, mas é melhor numa Kombi com todo mundo se confraternizando do que num trem descarrilhado que não sabe em qual estação vai parar, com todo mundo brigando dentro”, disparou.

Constantemente, o grupo de liderado por Cid diz que o PDT vai caber dentro de um fusca, veículo dos anos 50 que comporta poucas pessoas acomodadas em sua cabine. Isto porque, segundo a autora da frase, a deputada estadual Lia Gomes (PDT) – irmã de Cid e Ciro Gomes (PDT) – com a saída dos cidistas, o partido brizolista ficaria apenas com três estaduais, um federal e um prefeito (José Sarto).

Na prática, estima-se que a quantidade de gestores municipais que permanecerão no PDT é superior a sete. Entretanto, a sigla é a que mais possui prefeitos no Ceará, com mais de 50 prefeituras. Nesta terça-feira, 14, o grupo de Cid vai se reunir no Hotel Gran Marquise, em Fortaleza, com todos os prefeitos para deliberar a melhor forma de proceder na situação atual.

E diferentemente dos deputados, os prefeitos não precisam de cartas de anuência para se desfiliarem, por terem sido eleitos para um cargo majoritário. Entretanto, os documentos foram concedidos a eles como forma de demonstrar união. A declaração de André ocorreu em entrevista à rádio O Povo Cbn.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder